quinta-feira, 20 de abril de 2017

Osho – a criança Nunca deixe sua criança interior morrer







 O filósofo e mestre espiritual Osho tornou-se conhecido pelas suas técnicas de meditação ativa, que incluem cantos, respiração e movimentos corporais. Segundo ele, elas ajudam o corpo e a mente a relaxarem facilitando a entrada no estado meditativo.
Na comuna Osho International Meditation Resort, na cidade indiana Pune, seus seguidores recebem também terapias de não identificação com a mente.
 Nasceu na Índia e viveu de 1931 a 1990.

O espírito brincalhão é um dos conteúdos mais reprimidos do ser humano. Sociedades, culturas e civilizações dão veto a ele porque quem cresce mantendo dentro de si a alegria de uma criança não vive e tendo como objetivo principal somente o dinheiro e o poder. O mais importante para essas pessoas é curtir a existência com leveza, de acordo com o que nasce do peito. Mas existe um problema.

A maioria dos homens tem sede de controle, pois assim o ego fica satisfeito e eles se sentem especiais.

Durante a infância é comum ver o garoto sério e obediente ser elogiado por pais e professores. Por outro lado, o menino que se comporta sem inibições, por mais que o seu interior engraçado seja absolutamente inofensivo, é visto como um problema. É como se ele representasse um perigo, uma rebelião no modo de viver – mais Para o mestre espiritual Osho, quem se distancia da liberdade e da alegria tão comuns na infância fica longe de si mesmo e é levado a viver conforme os padrões alheios.

Além disso, perde a chance de ter uma vida mais prazerosa e divertida. de acordo com seus próprios desejos do que conforme os ideais alheios. Ninguém o fará, por exemplo, aceitar um emprego e um casamento que não estejam realmente condizentes com os seus valores mais intrínsecos, sem nada a ver com os pedidos de prestígio do ego.

 Verdade que para cada pessoa que consegue se manter fiel a essa criança interior há outras que sucumbem; mas, felizmente, o espírito brincalhão é uma qualidade espiritual indestrutível e permanece latente por mais que tenha sido sufocado no decorrer da existência.
 Experimente brincar com crianças e logo perceberá que vai se tornar uma novamente, já que seu ego blindado começa a desaparecer. A sua inteligência e criatividade se tornarão mais aguçadas, o amor mais profundo e sentirá vontade de espalhar alegria pelo mundo. Provavelmente vai perceber que existe um lindo garotinho dentro de você, que foi negligenciado ao longo do tempo. Ele é divertido e curioso, mas na maior parte do tempo não lhe foi permitido se expressar e perder o controle.

Minhas perguntas são: Por que não? Para onde ele poderia ir se estivesse livre? O que aconteceria se cada um de nós estivesse fora do comando por algum tempo? Cantar, dançar, correr e brincar feito um louco? Qual é o problema?

 O medo foi implantado em nós por aqueles que só pensam em manter a disciplina. Mas, sem expressar nossa natureza, vamos nos apagando. Começamos a carregar uma tristeza que tira nosso senso de humor. Não conseguimos mais rir verdadeiramente, brincar e nem mesmo curtir as pequenas coisas.
Nos tornamos tão sérios que a existência, em vez de se expandir, começa a se encolher. Mas, se você libertar essa amarra, sentirá que a sua vida tem um novo gosto. Isso lhe dará senso de humor, belas gargalhadas e fará de você um homem com mais coração.


Nunca deixe sua criança interior morrer. Alimente-a e não tenha medo da sua espontaneidade. O ser que vive o tempo todo no mundo racional não vive plenamente. Somente quem vive por meio do coração, brinca e se permite cantar, consegue absorver o mistério daquilo que não se explica, mas também é relevante para a alma. Tente, não tenha medo. Com certeza, você se tornará mais vivo, mais feliz e terá a oportunidade de saborear o que a vida realmente é.






Nenhum comentário:

Postar um comentário