sexta-feira, 28 de abril de 2017

10 benefícios que o contato com a natureza traz para a sua saúde



Nós já falamos aqui no Mega Curioso a respeito da relação entre ouvir sons da natureza e ter uma produtividade maior no trabalho.
Na verdade, isso é até uma questão de lógica, afinal nós somos parte da natureza também, então é natural que essa relação de completude se manifeste.
Ainda assim, nem todo mundo tem intimidade com os elementos da natureza e, se você é do tipo que sempre precisa de motivos fortes para mudar de hábitos, confira a seguir uma série de benefícios que um contato mais profundo com a natureza pode trazer à sua vida:
1 – Sol = vitamina D
Ontem nós falamos a respeito da importância da vitamina D para a saúde dos ossos e dos dentes. Ainda que ela esteja presente em alguns grupos de alimentos (ovos, peixes e leite, por exemplo), o Sol é uma excelente fonte dessa substância. Para você ter ideia, em cidades mais nubladas é comum que a população tenha deficiência dessa vitamina, então só por aí já dá para entender que a exposição ao Sol, nos horários de menor risco e por períodos de 15 minutos, é fundamental.
No nosso corpo, a vitamina D atua melhorando a absorção de cálcio, além de estar relacionada a melhoras de humor e a redução do risco de desenvolver câncer, doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e diabetes. Por ser capaz de provocar relaxamento dos vasos sanguíneos, ela também melhora a circulação sanguínea e diminui a pressão arterial.

2 – Mais benefícios do Sol
A luz solar não é uma ótima influência apenas no que diz sentido à produção e absorção de vitamina D; na verdade, o hormônio melatonina, que é responsável por regular o nosso relógio biológico, precisa de luz para ser produzido. Se você tem problemas para dormir cedo e acordar cedo, adivinha o que pode ser uma boa ajuda? Isso mesmo: tomar Sol.

3 – Uma questão de saúde mental
Muitas vezes nem percebemos, mas vivemos tão cheios de tarefas, preocupações e obrigações que vamos, aos poucos, dando combustível ao estresse, à depressão, à ansiedade e a tantos outros males provocados pela sobrecarga de atividades.
Quando a coisa fica mais grave, é fundamental procurar orientação médica e psicológica, e uma das maneiras de evitar que a situação se agrave demais é buscar uma forma de estar em maior contato com a natureza. Se a ideia é esvaziar a cabeça, procure um cenário natural e aproveite.

4 – Foco
Outro efeito colateral do excesso de tecnologia e de informação é a dificuldade de concentração – são raras as pessoas que conseguem se sentar diante de um computador e realizar apenas uma tarefa. Se o objetivo é fazer um relatório, por exemplo, é bem possível que o navegador tenha inúmeras abas abertas, muitas sem qualquer relação com o assunto do relatório.
Um estudo realizado pela Universidade de Wisconsin revelou o que para muita gente já era óbvio: passar um tempo em contato com a natureza, de preferência sem interferências tecnológicas, é uma ótima forma de deixar os problemas e o estresse de todo dia em segundo plano. Dessa forma, ficamos mais focados e conseguimos realizar nossas tarefas de um modo melhor.

5 – Seu cérebro agradece
Por mais que nosso órgão pensante seja capaz de tarefas que nem mesmo a Ciência conseguiu desvendar ainda, isso não significa que damos conta de tudo. Na verdade, o cérebro também precisa de descanso.
Só para você ter ideia, ele necessita de 20% de toda a energia que o corpo humano produz – esse valor aumenta em até 10% quando precisamos nos focar em algum tipo de desafio mental. O fato é que mesmo quando estamos descansados, o cérebro continua trabalhando – ainda bem!
Quando as pessoas estão com suas mentes vagando, o que acontece muito mais facilmente com quem está em contato com a natureza, o cérebro entra em um estado conhecido como “rede neural em modo padrão”, que é um complexo sistema de comunicação coordenada entre todas as partes dele.
Essa atividade é fundamental durante o processo de desenvolvimento ou compreensão do comportamento humano, o que nos ajuda a entender melhor nossa própria identidade.

6 – O problema ainda é estresse?
Um estudo holandês revelou que passar tempo na natureza e realizar tarefas relacionadasa ela, como cuidar de um jardim ou de uma horta, é um melhor combatente do estresse do que atividades de lazer. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores observaram as respostas de dois grupos de voluntários, que realizaram atividades estressantes e, em seguida, tiveram um tempo de descanso.
Um grupo de pessoas foi instruído a ficar em um ambiente fechado, lendo, enquanto outro deveria realizar atividades de jardinagem durante 30 minutos. Os jardineiros não apenas relataram um estado de humor melhor do que os leitores como tiveram registros de queda de produção do cortisol, substância conhecida como “hormônio do estresse”.

7 – A relação entre ar fresco e boa pressão arterial
Em ambientes fechados ou com muita poluição, o corpo precisa trabalhar mais para suprir suas necessidades de oxigenação. Trabalhar mais significa ter um aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, o que não é um bom negócio.

8 – O poder da respiração
Respirar é um exercício básico e involuntário que, graças aos inúmeros novos estudos a respeito, parece ser também um jeito fácil de resolver algumas questões de saúde física e mental – se você tem dificuldades para dormir, neste texto nós ensinamos uma técnica de respiração que promete ser bastante útil nesse sentido.
A verdade é que, ao que tudo indica, exercícios de respiração também diminuem a produção de hormônios que estão relacionados com o estresse e, de quebra, ajudam você a lidar melhor com situações estressantes no futuro. Nesse sentido, vale saber que uma respiração acelerada é um prato cheio para que seu corpo fique em estado de alerta e, consequentemente, estressado. Por outro lado, respirações lentas e profundas são capazes de deixar você mais calmo rapidinho

9 – A oxigenação do seu corpo e o seu bem-estar
A serotonina é um neurotransmissor conhecido por afetar nosso humor, apetite, memória, comportamento social e outros processos importantes. Quanto melhor for a oxigenação no seu cérebro, maiores serão os níveis de serotonina. O ideal, é claro, não é ter a substância em excesso, pois isso pode provocar tensão e irritabilidade. Agora, se a serotonina está em baixa, você fica deprimido.
Respirar ar fresco ajuda a regular os níveis de serotonina e, consequentemente, promover sensações de felicidade e bem-estar. Além do mais, o ar “puro”, encontrado em ambientes naturais tem um efeito ainda mais relaxante em nosso corpo. O ar de ambientes não poluídos, como uma cachoeira em um lugar afastado, aumenta a amplitude das ondas cerebrais, o que cria um efeito tranquilizante imediato.


10 – Mexer na terra é ótimo
Quando você pensar em natureza, não se foque apenas em ar não poluído, árvores, passarinhos e cachoeiras. A terra também é uma fonte de energia e alegria, e isso já é cientificamente comprovado: uma pesquisa feita pela Universidade do Colorado revelou que uma bactéria inofensiva, encontrada no solo, pode agir como uma espécie de antidepressivo natural.
Isso acontece porque a tal microrganismo nos faz produzir mais serotonina, aquele mesmo neurotransmissor sobre o qual falamos no item anterior. A mesma bactéria parece também fazer bem ao nosso sistema imunológico. É claro que, em regiões muito poluídas, a dica de mexer na terra não vale, mas criar uma pequena horta em casa, por exemplo, é sempre uma boa ideia.
 http://www.megacurioso.com.br/ciencia/85425-10-beneficios-que-o-contato-com-a-natureza-traz-para-a-sua-saude.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário