quarta-feira, 29 de maio de 2013

Lenda Filtro dos Sonhos

 
 
 
 
 
 
 
   Um velho índio da tribo Dakota (no sudoeste dos Estados Unidos) subiu ao topo de uma  montanha para ter uma visão. O grande espírito  mágico, o sábio IKTOMI, apareceu na  forma de uma aranha e comunicou-se com  o  velho índio em linguagem sagrada. Iktomi, a aranha, pegou das mãos do índio um  aro de cipó e começou a tecer um teia com as oferendas recebidas (penas, crinas de cavalo, sementes, etc...)

Enquanto tecia, o espírito falou sobre os ciclos da vida, do nascimento á morte e das boa e más forças que atuam sobre nós em cada uma dessas fases. Dizia ele: "se você executar as boa forças, elas o guiarão na direção certa e trarão a harmonia da natureza. Do contrário  , o levarão á direção errada causando dor e infortúnios".
Quando acabou,  o espírito mágico devolveu ao velho índio o aro de cipó com uma teia no centro e disse: "No centro está a  teia que representa o ciclo da vida. Utilize-a para ajudar seu povo a alcançar os objetivos, fazendo bom uso de sua idéias, sonhos e visões. Eles vem de um lugar chamado Espírito do Mundo que se ocupa o ar da noite com sonhos bons e ruins. A teia quando pendurada se move livremente e consegue pegar sonhos  quando ainda estão no ar. Os bons sonhos sabem o caminho e deslizam suavemente pelas penas até alcançar quem está dormindo. Já os ruins ficam presos no círculo até o nascer do sol,  quando morrem com a primeira luz do novo dia".
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário