sexta-feira, 4 de outubro de 2013

4 de outubro - São Francisco de Assis


 
 
 
 
 
 
04 de outubro - São Francisco de Assis (1182-1226)
Francisco Bernardone era filho de um rico comerciante da cidade italiana de Assis. Durante os primeiros anos de sua juventude, soube aproveitar dos prazeres que o dinheiro oferece. Porém, aos poucos começou a despertar para as diferenças sociais que a riqueza impõe, observando pequenos fatos dentro de sua própria casa e nas batalhas que participava.
Um dia, orando na Capela de São Damião, semi-destruída, em um momento de profunda contemplação, ouviu uma voz que parecia saída do crucifixo e que dizia "Vai e reconstrói minha casa!". A partir daí, abraçou a vida religiosa, despojando-se de tudo o que o mundo lhe oferecia, inclusive dos bens materiais de sua família e sua roupa, a qual despiu em praça pública.
Começou, então, a realizar viagens missionárias, pregando os valores evangélicos da caridade e da humildade. Cuidava dos pobres e doentes, sobretudo leprosos, com tal zelo, que não apenas curava-lhes as feridas, mas beijava. Seu amor pela natureza era tal, que chamava a todas as criaturas de "irmãos e irmãs".
O grupo que se reuniu junto a Francisco e que também abraçou seus ideais, formou o primeiro Núcleo dos Frades Menores, ordem aprovada pelo Papa Inocêncio III e que até hoje encanta milhares de pessoas também movidas pelo desejo de paz e bem.
Francisco morreu pobremente, aos 44 anos, mas, até hoje é cultuado e amado pela pureza de sua alma e pelo encantamento que a humildade em que viveu desperta nos homens e mulheres de todo o mundo.

Santificando minha vida: Vou experimentar, pelo menos por hoje, rezar a Oração de São Francisco, com o profundo desejo de conseguir tornar-me um ser humano melhor.


 
 
Oração de São Francisco
 
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
 
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
 
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
 
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
 
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
 
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
 
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
 
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
 
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
 
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
 
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
 
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.
 
 

 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário