segunda-feira, 6 de julho de 2015

Proibido entrar com sapatos





Quem não quer levar a sujeira das ruas para dentro do apê pode seguir esta tradição oriental, que já tem muitos adeptos
Muita gente conhece o costume japonês de se tirar os sapatos antes de entrar em casa. No oriente, além da questão da limpeza, o hábito também leva em conta uma espécie de superstição, já que a crença é de que os sapatos não apenas acumulam sujeira, mas também energias ruins que atrapalham a paz dentro do lar. Por aqui há quem cultive o hábito, que pode ser, sim, muito favorável.

Segundo o médico Rafael Bettarello, a prática de deixar os sapatos para fora de casa, ou bem pertinho da porta, diminui os riscos de contaminação e protege o ambiente.
“Na rua temos contato o tempo inteiro com germes e bactérias, e este hábito impede que eles se aloquem em nossas casas. Vivemos em exposição direta, por isso diminuir o meio de propagação das bactérias dentro de casa é bastante importante.”


A enfermeira Angélica Ticianelli é adepta e segue o hábito especialmente pela questão da higiene e limpeza do lar. “Trabalho em hospital e os meus calçados têm contato direto com bactérias e vírus. Comecei a adotar esta prática há três anos, quando nasceu minha sobrinha e ela começou a engatinhar. Agora ninguém entra em casa sem tirar os sapatos.”
Tradição de família – No caso de Vânia Ayumi Fujita Koike, que é descendente de japoneses, o costume sempre esteve presente na família.

“Fui educada para tirar os sapatos antes de entrar em casa e acredito nas crenças que envolvem o hábito, assim como no fato inegável de que é possível manter muito mais a limpeza.”
Seja por questões de higiene, saúde ou culturais, o ideal é que os sapatos realmente sejam deixados para fora. Mas quem não gosta de ficar descalço pode resolver a questão de forma bastante simples: basta deixar um par de chinelos ou pantufas sempre à disposição para quem estiver chegando da rua.


http://minhaarea.net/blog/index.php/proibido-entrar-com-sapatos






Nenhum comentário:

Postar um comentário