terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Guarde suas metas para si mesmo (Derek Silvers)







Sabe aquela ideia inovadora, aquele novo projeto de vida? Melhor não contar a ninguém a respeito. Acredite ou não: contar a alguém pode reduzir as suas chances de sucesso.
É comum nos sentirmos eufóricos quando pensamos em algo novo e temos uma tendência a compartilhar os nossos sentimentos, planos e projetos. E digo mais: temos necessidade de conversar com outras pessoas, seja um amigo, um parente, um colega de trabalho etc. sobre os nossos insights.
Mas isso é ruim. Isso mesmo, melhor ficar calado. É isso que nos mostra Derek Sivers em uma incrível palestra para o TED, uma fundação privada sem fins lucrativos dos Estados Unidos, através de dados empíricos.
Teoricamente essa informação não é nova. Você já deve ter ouvido falar em mau-olhado ou olho-gordo, certo? Derek nos dá uma explicação científica para um fenômeno que já conhecemos muito bem no dia-a-dia.
Se algo na sua vida não dá certo vem logo alguém dizendo que é culpa da inveja e do mau-olhado. Mas a culpa pode ser sua. Contar a alguém sobre as suas metas pode reduzir consideravelmente as chances de você alcançá-las.
Ao contar para os seus pais que você vai se mudar para uma casa própria, por exemplo, a satisfação momentânea pode levar o seu cérebro ao erro. Ele receberá uma mensagem positiva no sentido de que sua meta já foi realizada, ainda que você não tenha se mudado.
Invertendo essa lógica, não contar aos seus pais que você vai se mudar pode ajudar você a finalmente sair de casa. Mas, em se tratando de uma geração canguru que pretende sugar tudo que os pais têm de melhor (cama, comida e roupa lavada), nem mesmo com psicologia aplicada. Convenhamos, esse não é um objetivo que levamos muito a sério.
A palestra é curtinha e Derek consegue nos convencer de que o egoísmo nem sempre é ruim e que o silêncio é um grande aliado. Comemore depois de ter certeza de que cruzou a linha de chegada. Não antes.

http://www.ted.com/talks/derek_sivers_keep_your_goals_to_yourself?language=pt-br


Nenhum comentário:

Postar um comentário