sábado, 10 de agosto de 2013

LIVRO "Deus, um delirio"




 
 link : livro_-_Richard_Dawkins_-_Deus _um_Delírio_(COMPLETO)
 


Amigos,

Recebi há dias o livro anexo que estou lendo e gostando muito. Relutei bastante em compartilhar por se tratar de tema por demais polêmico. Tema sobre o qual todos temos certezas absolutas. Só o título do livro já será motivo de repulsa em meio religioso como o nosso. Acontece que, quanto mais avanço na leitura, mais minha fé se fortalece e mais importante julgo sua divulgação.
O escritor é um dos maiores cientistas vivos, respeitadíssimo pela comunidade acadêmica mundial, e não sem razão: o cara é genial. Ateu convicto apresenta seu livro como uma tentativa de fazer ateus saírem do armário e crentes não muito convictos tornarem-se ateus convictos e orgulhosos, nas suas próprias palavras.
Muitos crentes condenarão o livro, alguns querem eliminar livro, e autor, da face da Terra. Há até os que crêm que sua simples leitura já seria um pecado mortal, ou têm medo de se aproximar tanto do demônio.
lamento confessar que estou adorando a leitura. O livro é uma delícia. Seus argumentos, claros e inteligentes. Acredito que esteja mesmo convencendo muita gente a se declarar ateu.
Cultivo a arte do debate de ideias. Discutir com opositores ideológicos é para mim tão importante para a mente quanto o exercício físico para o corpo, só que me dá muito mais prazer. Não nos esqueçamos da importância de se conhecer muito bem nossos inimigos.
O livro está me ajudando a me livrar de algumas práticas sem sentido, que herdamos nem sabemos bem de quem e repetimos. Crendices tolas, nas quais acreditamos por inércia, que faz muito bem nos livrarmos delas. Mas retiradas algumas bobagens de nossa mente, o que fica se fortalece. Mas não é leitura para pessoas de miolo mole, fracas de fé.

Já disse aqui algumas vezes que podemos dividir o mundo entre crentes e não crentes e, os primeiros, entre fundamentalistas e não fundamentalistas. Acho que o livro é um tiro na cabeça dos fundamentalistas e um alimento rico para os outros dois tipos, os não crentes e os crentes não fundamentalistas.

Muito resumida e simplificadamente, o livro coloca em confronto cientistas e religiosos. Embora admita que existam cientistas religiosos e religiosos cientistas, o autor os considera uma pequena exceção, um grupinho de perdidos que ainda não se encontraram. Essa, e outras abordagens, podem nos fazer parar a leitura, mas recomendo que se continue. Claro que, para meus parcos recursos mentais, o livro está cheio de contradições e equívocos, e acho que vocês vão achar o mesmo. Mas ainda assim, é uma obra importante. Entendo que seu principal"equívoco", se me permitem a ousadia, é dizer que os cientistas têm a resposta para tudo, ou vão ter um dia, porque seu método é totalmente a prova de erros e estes, quando acontecem, o próprio método contém os meios de corrigí-los. Quanto aos religiosos, como estão apoiados unicamente na fé, não tem, desde o princípio, a mínima chance de estarem certos.

Depois de anos de estudo, tenho a certeza de que ciência e religião conhecem uma mísera partícula da existência. Qualquer pretenção de saber já o suficiente sobre a criação do Universo, é ridícula.
Portanto essa discussão sobre a existência de Deus, não faz sentido. Ou se acredita ou não se acredita, porque ninguém pode provar.

Como "meu" Deus, passou por todos os argumentos contra sua existência, minha fé cresceu muito e estou agora mais seguro, mais sereno.

Recomendo enfaticamente a leitura. Não tenha medo de se tornar ateu, porque é melhor ser ateu esclarecido que crente ignorante.
Este livro está me ensinando mais sobre religião que muitos livros religiosos que já li.


Boa leitura a todos, aliás: aos corajosos,
JCarlosdo


Nenhum comentário:

Postar um comentário