terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Constelação Familiar na PRATICA


      
Constelação Familiar é um método que considera a existência de um sistema familiar onde as pessoas estão unidas através de conexões e padrões de comportamento; esses podem ter sido herdados através de gerações e influenciam ou atuam de alguma maneira em relação às pessoas envolvidas no sistema.
O trabalho de constelação familiar consiste em identificar quais são os emaranhamentos deste sistema que trazem padrões prejudiciais e propor atualizações, para que esses padrões tornem-se saudáveis. Essa mudança traz compreensão e harmonia para todo o sistema familiar.
O efeito maior das constelações familiares é nos fazer perceber como inconscientemente revivemos situações passadas da rede familiar, e como podemos através desse reconhecimento nos desidentificar desses padrões.
Em função de desentendimentos e fatos conscientes ou não, ocorridos na família, bloqueia-se o fluxo de amor deste sistema.
A Constelação Familiar desbloqueia e redireciona a força curativa do amor, abrindo um novo campo para a solução dos conflitos e sintomas, trazendo à luz laços de destino e seus efeitos e abrindo acesso a mudanças profundas na alma.
Assim como a arte, as constelações familiares desvendam uma realidade, e muitas vezes dão um passo além, à medida que ajudam a assumir a realidade tal como ela se apresenta e a preenchê-la com amor.
No final sentimos mais leveza e estabilidade e a sensação de estar em paz com nosso passado e presente. A constelação familiar tem um efeito profundo e durável.
Quem se disponha a isso pode comprová-lo pela própria prática.


 
         EM GRUPO
Na Constelação familiar em grupo, a pessoa que quer constelar coloca uma questão ao terapeuta e escolhe pessoas do próprio grupo para representar membros da família, posicionando-os na sala. Este posicionamento é o que deu origem ao nome de Constelação Familiar.
O cliente exterioriza sua imagem interna da familia, e a posição dos representantes reproduz a estrutura de relacionamento que está arquivada em sua percepção. Através dessa representação, o terapeuta percebe um grande número de informações e processos.

A existência de um sistema é evidenciada, a alma do cliente em conjunto com o terapeuta e participantes do grupo forma um campo unificado, que pode revelar o que estava de alguma maneira, excluído ou escondido dentro do sistema familiar.

O terapeuta direciona o trabalho para a descoberta de temas ocultos, originados em gerações presentes ou passadas, que podem estar influenciando o tema atual. Essas questões trazidas à consciência acabam encontrando solução e transformação na vida pessoal e familiar.

O trabalho essencial do terapeuta é guiar esta vivência sempre na direção da solução, mas é o próprio processo da constelação que determina como iniciar a reconciliação, ou o que é necessário em cada situação. O terapeuta limita-se a olhar e a escutar a alma do cliente e de sua família, abrindo espaço, com suas poucas intervenções, às forças que resolvem os conflitos e atuam de forma reconciliadora.
 
 

      EM INDIVIDUAL

O cliente que não quer ou não ousa se expor em grupo poderá preferir uma sessão individual. Porém, uma vez familiarizado com a técnica, é comum que este cliente queira experimentar uma sessão em grupo.

A Constelação Familiar Individual é realizada entre o terapeuta e o cliente, e utiliza objetos de madeira, bonecos, playmobil, folhas de cartolina, estatuetas, enfim qualquer tipo de suporte que possa representar os integrantes da família.

Estes "representantes" se expressam através do cliente e do terapeuta que poderá interrogá-los um a um. Surprendentemente, a identificação com os "representantes" é imediata. Este tipo de trabalho pode não ter a mesma força que uma constelação familiar em grupo, no entanto revela de maneira clara a representação interna da família do cliente e permite abordar diferentes aspectos desta. Ao final da sessão, o posicionamento de cada "representante" poderá ter mudado oferecendo ao cliente uma nova imagem do seu sistema familiar


Nenhum comentário:

Postar um comentário