terça-feira, 30 de julho de 2013

Atendimento TERAPEUTICO


 
 
 
Reequilíbrio Energético
 

O Reequilíbrio Energético é uma importante ferramenta para o paciente mudar seu padrão vibratório, saindo de um estado energético patológico para um estado mais harmônico.

Essa mudança auxilia no tratamento e principalmente na prevenção das enfermidades, diminuindo o estresse e proporcionando uma melhor qualidade de vida.


Realizo o Reequilíbrio Energético através das terapias:
REIKE, FLORAL, CROMOTERAPIA, ACONSELHAMENTO, CONSULTA AO TARO, LIMPEZA ENERGETICA , ALINHAMENTO DE CHAKRAS, CONSTELAÇÃO FAMILIAR
 
A aplicação dessas técnicas é ajustada conforme o desejo e as necessidades de cada paciente.

As técnicas que aqui apresentei, não são as únicas ou melhores, como também são “auxiliares” no processo Evolutivo, pois a “cura verdadeira” se dá na e pela LUZ

Terapeuta Rosane Ribeiro
 
CONSULTAS COM HORA MARCADA
Informações sobre o trabalho, valor e atendimentos, entre em contato.
71-99959155- 34979003
 
 

sábado, 27 de julho de 2013

Nicarágua Autoriza Todas a Técnicas de Terapias Naturais




 
 
 
O País da Nicarágua incluiu no seu Sistema Público de Saúde todas as terapias naturais. Um país que autoriza as terapias naturais a coexistirem em pé de igualdade com a medicina chamada "oficial" é um evento sem precedentes.

Sem bem que países como a Suíça, com base em um referendo vinculativo feito pela maioria da sua sociedade, os cidadãos suiços podem escolher algumas terapias naturais que são proibidas nos países da União Europeia, agora, a iniciativa da Nicarágua permitirá que o conhecimento de diferentes terapias, tais como água do mar, terapias Hamer sobre o câncer, ayunoterapia, constelações familiares, homotoxicologia, terapia floral, Reiki, etc sejam reconhecidas oficialmente.

Esta iniciativa na Lei é o resultado de um amplo movimento que se desenvolveu na Nicarágua, nos anos de 2002 e 2004, que foi representante nacional de quase todos os setores envolvidos na medicina tradicional e/ou terapias naturais e complementares. Este movimento teve o apoio moral, técnico e econômico da OPS, no âmbito da saúde dos povos indígenas, bem como apoio e solidariedade do Parlamento Indígena da América e do envolvimento da MS. Foi possível elaborar um Anteprojeto de Lei sobre a Medicina Tradicional, Terapias Complementares e Alternativas, mas, infelizmente, esse projeto de lei não foi bem sucedido. Mas em 2010, foi criada uma Comissão Técnica Representativa de mais de 60 Organizações, incluindo Universidades, Associações e Organizações em todo o país, dedicadas e relacionadas com a Medicina Natural, Terapias Complementares e Produtos Naturais.
Esta comissão desenvolveu e introduziu no final de 2010, o Projeto de Lei que ficou conhecido como "Medicina Natural, Terapias Complementares e Produtos Naturais". De acordo com esta Lei, é creditado com o nome de:

"Medicina Natural" - porque é a mais antiga forma de cura da humanidade e que forma um tronco comum com a medicina tradicional;

"Terapias Complementares" - porque estas são as diferentes técnicas e procedimentos com que se exerce a medicina natural;

"Produtos Naturais" - porque são e representam uma das expressões tangíveis da Medicina Natural ao ter origem e precedência natural (plantas, animais e minerais) e serem utilizados com fins alimentícios, curativos, de reabilitação, de cuidados com a beleza e higiene pessoal.

fonte:Florais.com.br

Fonte: Revista Athanor el Mié - http://www.athanor.es/actualidad/terapias-nicaragua
 
 

 
 

SISTEMA DE CHAKRAS NOS ANIMAIS

 
 
 
Chakras são Centros de Energia localizados nos Corpos Etéricos dos animais. Tudo que existe é energia, seja visível aos nossos olhos ou não. Um pensamento é uma forma de energia, uma planta é uma forma de energia – animais e humanos, assim como todo o Universo, também são uma forma de energia. O corpo do ser vivente gera ao seu redor uma luminosidade meio enfumaçada, que é o resultado da vibração de energia, ou energia vibracional. Essa luminosidade tem a capacidade de apresentar diferentes cores, que terão, dependendo da intensidade e forma, significados diferentes.
Chakras são vórtices com diferentes sons, cores e densidades.
Os animais têm Centros de Energia e seus Chakras estão do mesmo modo situados – com as devidas diferenças, dado que a maioria dos animais é mais horizontal do que somos – mas eles se situam em lugares muito semelhantes. Os animais têm outro Chakra Principal, que está situado abaixo do ombro (dos dois lados), chamado Chakra Braquial. Este Chakra é também chamado de Chakra Chave, pois é um poderoso centro de energia e pode dar acesso a todos os outros Chakras.
Todos os animais possuem um Sistema Etérico de Chakras, como os humanos, e a maioria dos animais possui Oito Chakras Principais Ativos (ou Doze nos Gatos), Vinte e um Chakras Secundários ou Menores (alguns autores referem-se a Catorze Chakras Secundários) e Seis Chakras em Botão (Quatro nos Coxins Plantares – somente em animais com “almofadinhas” – animais com cascos não - e Dois nas Aberturas dos Ouvidos). Os Chakras nos animais também estão relacionados ao seu Sistema Endócrino.
Os Chakras afetam a área do corpo onde estão localizados – muitos desequilíbrios físicos podem ser resultado de desequilíbrios dos Chakras. Nos animais, o processo é o mesmo: a doença se manifesta em outros corpos mais sutis, e por último no corpo físico, que é o mais denso dentre todos.
Os Oito Chakras Principais têm um importante papel no comportamento dos animais. Os animais esfregam seus corpos em árvores, no chão ou mesmo nas pessoas, para estimular o Chakra do Plexo Solar, o Chakra Raiz e para se conectarem com as energias da Terra (energias telúricas).
Os Chakras dos Coxins Plantares são sensíveis, e conduzem o animal a pontos de energia harmoniosa. Quando um ponto, local harmonioso é encontrado, o animal deitando-se nesse ponto absorverá energia positiva com seu Chakra do Plexo Solar e Chakra Raiz - abrirá seus canais de energia. Os Chakras dos Coxins Plantares são a fonte primária para animais encontrarem energia positiva. O Chakra Maior e os Chakras Menores da cauda ajudam a guiar o animal para fontes de energias benéficas.
Para uma harmonização do corpo inteiro do animal, pode-se começar o trabalho energético com o Chakra Raiz, na base da cauda, indo em direção a cada Chakra, para abrir e equilibrar cada área; isso pode ser obtido através da Cromoterapia, Reiki, Massagem com Óleos Essenciais, etc.. Ou com o Chakra Braquial.
É interessante também massagear delicadamente cada centro de energia, para conduzir o animal ao relaxamento. E depois começar o tratamento vibracional.
O TRATAMENTO HOLÍSTICO NÃO SUBSTITUI O TRATAMENTO VETERINÁRIO CONVENCIONAL.
O ANIMAL DEVE SER SEMPRE, EXAMINADO POR UM MÉDICO VETERINÁRIO.
A escritora inglesa Diane Stein, formada em Ciências pela “Universidade Duquesne”, defende a terapia holística para cães e outros animais domésticos. Em seu livro “A Cura Natural Para Cães e Gatos” (Editora Ground) ela expõe o trabalho de Linda Tellington-Jones, baseado na cura psíquica, com florais e acupuntura. Diane fala sobre os Chakras (centros de energia) dos animais e de como eles regem a saúde do bicho.
Para que o bicho tenha uma boa saúde, é necessário que tenha o campo energético em constante estado de equilíbrio – e, isso pode ser obtido também pelas Terapias Holísticas Vibracionais: Florais, Cromoterapia, Cristaloterapia, Sons, Música, Aromaterapia, etc... sobretudo – ser amado!
 
Esse diagrama dos Chakras de um cão pode ser entendido para todos os animais (aves, mamíferos e cetáceos. Cetáceos são os mamíferos marinhos) embora alguns autores considerem que o gato possui Doze Chakras Principais. Vários autores afirmam que todos os animais possuem o Chakra Braquial.
O Chakra Principal Braquial, ou o Chakra Chave (nas figuras, área com várias cores) é o Chakra Líder de um animal e afeta diretamente todos os outros Chakras. É localizado nos dois lados do corpo, abaixo da área do ombro e desempenha um papel importante na relação animal/humano.
 
CHAKRAS PRINCIPAIS DOS CÃES  
 
Os cães possuem Vinte e Um (ou Catorze, segundo alguns autores) Chakras Menores, Oito Chakras Principais e Seis Chakras em Botão. Esses Seis Chakras estão nos Coxins Plantares e nas entradas dos Ouvidos. Os Chakras Menores e os em Botão, são pontos menores de energia, mas são extremamente importantes para a vitalidade e qualidade de vida do animal. Esses Chakras Menores dão suporte aos Chakras Principais, e ajudam na obtenção do relaxamento total do cão. A diferença entre Chakras em animais e humanos, é que os Chakras dos animais, podem não estar associados a uma cor (há opiniões divergentes nessa matéria).
Nos cães, todos os Chakras Principais estão presentes e completamente desenvolvidos, mas assim como nos humanos, podem não estar todos abertos. Há três Chakras que são abertos com o nascimento e permanecem abertos ao longo da vida dos cães. São eles: Chakra Cardíaco, o Chakra do Plexo Solar e o Coronário (no alto da cabeça). O Chakra Cardíaco tem uma luz associada a ele – é uma pálida luminosidade branca, a qual se torna verde quando o Chakra está aberto. Poucos cães estão “aptos” evolutivamente a abrirem o Chakra Laríngeo, o Esplênico e o Chakra do Terceiro Olho.
O Chakra Raiz tem um importante papel na vida dos cães. É onde a comunicação aparece, vinda do mundo animal. A abertura desse Chakra permite os latidos, “conversa” e todos os outros sons emitidos pelos cães.
Alguns autores interpretam certas cores do campo bioelétrico dos animais (observáveis por bioeletrografia) – mas é matéria controversa:
- Amarelo - pode ser sinal de doença, debilidade física ou tristeza;
- Azul - felicidade e satisfação;
- Cinza Translúcido - capacidade de adaptação;
- Dourado - expressa felicidade;
- Laranja - manifestação dos instintos (fome, sede, sexo);
- Verde – mansidão;
- Vermelho- exprime instinto e vigor;
- Violeta - satisfação e felicidade.
 
 
O animal possui em torno de Oito Chakras Principais, que são Centros de Energia completamente desenvolvidos. O equilíbrio dos Chakras resulta em saúde e vitalidade.

Eles são:
1- Primeiro Chakra ou Chakra Básico ou Chakra Raiz;
 
2- Segundo Chakra ou Chakra Esplênico;
 
3- Terceiro Chakra ou Chakra Umbilical ou Chakra do Plexo Solar;
 
4- Quarto Chakra ou Chakra Cardíaco;
 
5- Quinto Chakra ou Chakra Laríngeo;
 
6- Sexto Chakra ou Ajna, ou Chakra Frontal ou Chakra do Terceiro Olho;
 
7- Sétimo Chakra ou Chakra Coronário ou Chakra da Coroa;
 
8- Chakra Braquial ou Chakra Chave.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
- Primeiro Chakra ou Chakra Básico ou Chakra Raiz:
Localização: base da cauda;
Influências: glândulas adrenais, coluna, ossos (medula), pernas, patas traseiras, cólon (final do intestino grosso), ânus, cauda e os rins;
Cor: vermelho;
 
Em desequilíbrio: o animal pode experimentar: agressividade, violência, raiva, medos primários, constipação (prisão de ventre);

Para abrir e equilibrar: o animal deve ter contato com terra.

- Segundo Chakra ou Chakra Esplênico:

Localização: no abdômen abaixo dos genitais;

Influências: genitais, pélvis, órgãos reprodutores, intestino grosso e intestino delgado, estômago, e o sacro;

Cor: laranja;

Atributos: criatividade, energia sexual, prazer;

Aroma: canela;

Elemento: água;

Símbolo: pirâmide;

Em desequilíbrio: possessividade, ciúmes, problemas nos órgãos reprodutores;

Para abrir e equilibrar: massagem na barriga e parte interna das coxas com óleo essencial de lavanda;

- Terceiro Chakra ou Chakra Umbilical ou Chakra do Plexo Solar:

Localização: o Plexo Solar em um animal está no peito superior; alguns centímetros atrás das pernas dianteiras;

Influências: estômago, vesícula, fígado, pâncreas, diafragma, rins, sistema nervoso, e lombar;

Cor: amarelo;

Atributos: vontade, determinação, liderança;

Aroma: alecrim;

Elemento: fogo;

Símbolo: círculo;

Em desequilíbrio: o animal pode experimentar: raiva, má digestão, medo, ódio, transtornos alimentares, tédio, apatia;

Para abrir e equilibrar: coçar a barriguinha do animal - massagem com óleo essencial de alecrim;

- Quarto Chakra ou Chakra Cardíaco:

Localização: área do coração;

Influências: coração, circulação, peito, vértebras, pulmões, sistema imunológico;

Cor: verde;

Atributos: : amor incondicional, perdão, compaixão, consciência de grupo, paz, tolerância.

Aroma: sândalo;

Elemento: ar;

Símbolo: cruz;

Em desequilíbrio: quando desequilibrado o animal pode experimentar: raiva, problemas de coração, inflexibilidade, falta de amor;

Para abrir e equilibrar: você deve fazer um trabalho voluntário - acredite ou não: seu animal sintonizará e sentirá as suas emoções junto com a sua intenção;

- Quinto Chakra ou Chakra Laríngeo:

Localização: a área de garganta superior;

Influências: tireóide, pulmões, sistema respiratório, pernas dianteiras, patas, garganta, boca, cordas vocais;

Cor: azul céu;

Atributos: comunicação, expressão, eloqüência;

Aroma: anis;

Elemento: éter;

Símbolo: taça;

Em desequilíbrio: quando desequilibrado o animal pode experimentar: dificuldade de comunicação problemas na garganta;

Para abrir e equilibrar: cante e respire conscientemente. Isto acalmará o animal;

- Sexto Chakra ou Ajna ou Chakra Frontal ou Chakra do Terceiro Olho:

Localização: entre os olhos;

Influências: hemisfério cerebral esquerdo, lados da cabeça, testa, orelhas, nariz, sistema nervoso;

Cor: índigo ou azul marinho;

Atributos: intuição, imaginação, visualização, concentração;

Aroma: baunilha;

Elemento: energia etérica (telepática)

Símbolo: Estrela de Davi;

Em Desequilíbrio: quando desequilibrado o animal pode experimentar: dores de cabeça, problemas de visão, falta de concentração;

Para abrir e equilibrar: você deve meditar;

- Sétimo Chakra ou Chakra Coronário ou Chakra da Coroa:

Localização: o topo da cabeça, entre as orelhas;

Influências: crânio, hemisfério cerebral direito, córtex cerebral, olho direito;

Cor: violeta;

Atributos: inspiração, sabedoria, consciência cósmica, espiritualidade, unidade com todos;

Aroma: violeta;

Elemento: energia cósmica;

Símbolo: lótus;

Em Desequilíbrio: quando desequilibrado o animal pode experimentar: depressão, falta de inspiração (devido a ser desconectado da fonte espiritual);

Para abrir e equilibrar: ouvir música erudita – Mozart, Bach, Beethoven.

- Chakra Principal Braquial ou Chakra Chave:

É o Chakra Líder de um animal e afeta diretamente todos os outros Chakras. É localizado nos dois lados do corpo na área abaixo do ombro do ombro e desempenha um papel importante na relação animal/humano. Tratando-se desse Chakra, a energia é enviada ao corpo inteiro. Os cães gostam de ser coçados nesta área. Ao mesmo tempo, é uma área dolorosa para ser escovada – é sensível.

O Plexo Braquial é um grande Plexo Nervoso que origina os nervos que inervam o membro torácico. Os seres humanos possuem o Plexo Braquial (membro superior é inervado pelo Plexo Braquial situado no pescoço e na axila) porém, não há Chakra Principal nessa área.
 
 
FONTE: http://www.caminhantes2.com/page_50.html



O amor do espírito - Bert Hellinger



 
 
 
 


Em nossa alma, o amor desempenha o papel crucial para a nossa felicidade. Ao mesmo tempo, ele é o movimento fundamental que leva a doenças graves e à morte precoce.
Esse amor é sentido por nós. Ele nos faz agir para melhorar algo de acordo com o nosso desejo mais profundo, não importa o preço.
Esse desejo profundo é o desejo da segurança de poder pertencer à nossa família. Por essa segurança estamos dispostos a colocar tudo em jogo, até mesmo nossa saúde, nossa vida e nossa felicidade.
...
Esse amor é sentido, mas, no fundo, trata-se de um instinto, um instinto de sobrevivência. Esse instinto ultrapassa as fronteiras da vida de nosso corpo. Com esse instinto, desejamos sobreviver como membro de nosso grupo, mesmo para além de nossa morte aqui.
Para que servem, por exemplo, aquelas celebrações através das quais desejamos trazer os mortos para o presente de nossa família? Para que servem os empenhos de tantos para serem lembrados após a morte?
Em ambos os casos, trata-se do impulso de continuar pertencendo ao nosso grupo após a morte, quase como se eles e nós fôssemos continuar vivos.
Como é o amor do espírito em comparação com esse amor? Podemos comparar esse amor com o amor da alma e seus impulsos? Podemos senti-lo da forma como sentimos esse outro amor a todo momento? Por exemplo, nos movimentos da consciência? Por exemplo, nos julgamentos com os quais, em sintonia com a nossa consciência, diferenciamos entre o bom e o mau? Com os quais nos afastamos do mau e de suas consequências, pelo amor ao bom? Banindo-o de nossas vidas e desejando torná-lo inofensivo? Inofensivo tanto como coisa quanto nas pessoas que, de acordo com a nossa boa consciência, consideramos sem direito de pertencimento, pois representam perigo e ameaça a nossa família e grupo?
Quais são as diferenças entre o amor do espírito e esse amor?

1. O amor do espírito é uma atitude. É dedicado a tudo da forma que é, simplesmente por existir.

2. O amor do espírito não possui um julgamento por meio do qual decide se algo deve ou não deve estar presente. Se algo está presente, foi pensado da forma que é por um espírito criativo e, dessa forma, é amado por ele da forma que é.

3. Quando somos envolvidos pelo amor do espírito, ele se alegra com tudo que está presente, da forma como está presente.

4. O amor do espírito é, fundamentalmente, uma atitude que apoia tudo da forma que é. Ele deseja bem a tudo.

5. O amor do espírito é um amor criativo que permite a todos tomar o lugar reservado a si e defendê-lo. Ele deseja que estejam lá da forma que são.

6. Para o amor do espírito, não existe a pergunta sobre algo poder ou não poder estar presente. Para ele, tudo e todos fazem parte: nós também, assim como somos.

 

 (texto extraido do livro A cura, Bert Hellinger)
 
 

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Tartaruga - MÃE TERRA

 
 
 
 
 
 

Alimente meu espírito
Agasalhe meu coração
Para que eu possa servi-Ia também...
 
 

Nos ensinamentos dos índios norte-americanos, a Tartaruga é o símbolo mais antigo do planeta Terra. É a personificação da energia das deusas e também da eterna Mãe, da qual derivam nossas vidas.
Nós nascemos das entranhas da Terra e nossos corpos retomarão para seu solo quando morrermos.
A Tartaruga nos alerta para a necessidade de honrar a Terra e respeitar a necessidade de dar e receber, dando para a terra aquilo que dela recebemos.

A Tartaruga possui uma carapaça similar àquela empregada há milênios pela Terra para proteger-se das profanações das quais é vítima. A proteção da Mãe Terra manifesta-se nas mudanças que ocorrem em sua superfície, nos abalos sísmicos, na atividade vulcânica, que faz surgir novas porções de terra, e nas alterações climáticas.

Assim como a Tartaruga, você também possui carapaças que o protegem da inveja, do ciúme, das agressões e da inconsciência alheia. O totem da Tartaruga o ensina, por seus padrões de comportamento, a saber se proteger. Se você está sendo incomodado pelas palavras e ações dos outros, é tempo de se recolher dentro de sua carapaça para honrar seus próprios sentimentos. Se está sendo agredido, é hora de demonstrar que você não pretende aceitar estes ataques passivamente. É hora de lançar um sinal de alerta.

Se você esta conectado hoje com a  Tartaruga, é sinal de que você está sendo convidado a honrar a fonte curadora que existe em seu interior, a buscar uma conexão maior com a Terra, e a observar sua própria situação atual com compaixão maternal. Use as energias da terra e da água - as duas moradas da Tartaruga - para ver sua situação presente de vida fluindo de maneira harmoniosa e para fincar firmemente seus pés na terra num Lugar de Poder.

A Tartaruga é uma excelente professora da arte de encontrar uma ligação maior com a Terra. Usando o poder de cura da Tartaruga, você será capaz até mesmo de superar sua tendência de viver no mundo da lua. Aprendendo a manter os pés no chão, você será capaz de focalizar melhor seus pensamentos e suas ações, aprendendo a relaxar, a desacelerar e a encontrar a paz que possibilitará a concretização de seus ideais.

Com sua calma proverbial, a Tartaruga o adverte do risco de tentar "apressar a corrente do rio". O milho colhido antes do tempo não atinge a plenitude, mas se deixarem que ele amadureça em seu próprio ritmo, ele se desenvolverá bastante e servirá de alimento para um número maior de pessoas.

A Tartaruga enterra seus pensamentos na areia, como faz com seus ovos, deixando ao sol a missão de chocá-los. Isto a ensina a amadurecer suas idéias antes de deixá-las virem à luz. Lembre-se da antiga fábula da Lebre e da Tartaruga e decida por si mesmo se você vai se alinhar com a Tartaruga ou com a sua oponente. Ser grande, forte e rápido não são necessariamente os melhores requisitos para se atingir um objetivo, pois quando você chegar à sua meta podem lhe perguntar onde esteve, e talvez você não seja capaz de responder a essa pergunta. Neste caso, chegar prematuramente à meta pode fazê-lo sentir-se muito imaturo. Siga o fluxo da correnteza do rio.

Se sentiu o chamado da  Tartaruga, isto é um prenúncio de um período no qual você terá uma conexão maior com o poder da Terra e da Deusa-Mãe que reside em seu interior.
Não importa em que situação você se meteu, se você pedir ajuda à Deusa-Mãe ela resolverá o seu problema e trará abundância à sua vida.






terça-feira, 23 de julho de 2013

ATITUDES QUE DRENAM ENERGIA:

 
 
 
Por mais que existam pessoas desequilibradas e difíceis nós é que somos responsáveis pela nossa energia e cabe a cada um de nós preservá-la e administrá-la da melhor forma possível. Existem “receitinhas”, orações, banhos, cristais e um arsenal de proteção, que são válidos e eficientes até um certo ponto. Porque aquele que não assume a responsabilidade por suas venturas e desventuras sempre estará vulnerável às energias ao seu redor.
 Sabe por que o outro rouba a sua energia? Porque você deixa a porta aberta!!! E depois ainda diz que a culpa é do outro…
 Para ajudar a refletir, segue uma lista de doze atitudes que gastam uma tremenda energia vital. Uma vez desvitalizado e sem proteção fica fácil para qualquer um chegar perto e perturbar seu equilíbrio. Use esta listagem também para pensar porque a prosperidade às vezes passa longe de você. A energia que seria usada para atrair o bem, a felicidade, o amor, o dinheiro acaba sendo gasta de forma inadequada. Confira a listagem e veja o que precisa ser modificado em sua vida.

 
1. Pensamentos obsessivos - Pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso. Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos - mal comum ao homem ocidental, torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar ainda mais os conflitos. Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles. Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas.
2. Sentimentos tóxicos - Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos. Medo e culpa também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida. Por outro lado, os sentimentos positivos, como a amizade, o amor, a confiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, a alegria e o bom-humor recarregam as energia e dão força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos.
3. Maus hábitos, falta de cuidado com o corpo - Descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e o lazer são sempre colocados em segundo plano. A rotina corrida e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética.
4. Fugir do presente - As energias são colocadas onde a atenção é focada. O homem tem a tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis: “bons tempos aqueles!”, costumam dizer. Tanto os saudosistas, que se apegam às lembranças do passado, quanto aqueles que não conseguem esquecer os traumas, colocam suas energias no passado. Por outro lado, os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro, depositando nele sua felicidade e realização, deixam pouca ou nenhuma energia no presente. E é apenas no presente que podemos construir nossas vidas.
5. Falta de perdão - Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Libertar o que aconteceu e olhar para frente. Quanto mais perdoamos, menos bagagem interior carregamos, gastando menos energia ao alimentar as feridas do passado. Mais do que uma regra religiosa, o perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres, abertos para a felicidade. Quem não sabe perdoar os outros e si mesmo, fica”energeticamente obeso”, carregando fardos passados.
6. Mentira pessoal -Todos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso, o pai enérgico, o mártir e o intelectual. Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.
 
 
7. Viver a vida do outro - Ninguém vive só e, por meio dos relacionamentos interpessoais, evoluímos e nos realizamos, mas é preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individualidade. Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do outro, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração.
8. Bagunça e projetos inacabados - A bagunça afeta muito as pessoas, causando confusão mental e emocional. Um truque legal quando a vida anda confusa é arrumar a casa, os armários, gavetas, a bolsa e os documentos, além de fazer uma faxina no que está sujo. À medida em que ordenamos e limpamos os objetos, também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode não resolver o problema, mas dá alívio. Não terminar as tarefas é outro “escape” de energia. Todas as vezes que você vê, por exemplo, aquele trabalho que não concluiu, ele lhe “diz” inconscientemente: “você não me terminou! Você não me terminou!” Isso gasta uma energia tremenda. Ou você a termina ou livre-se dela e assuma que não vai concluir o trabalho. O importante é tomar uma atitude. O desenvolvimento do auto-conhecimento, da disciplina e da terminação farão com que você não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia.
9. Afastamento da natureza - A natureza, nossa maior fonte de alimento energético, também nos limpa das energias estáticas e desarmoniosas. O homem moderno, que habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados, vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia. A competitividade, o individualismo e o estresse das grandes cidades agravam esse quadro e favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam e são sugados em suas energias vitais.
Novamente - posicionar os móveis de maneira correta, usar espelhos para proteger a entrada da casa, colocar sinos de vento para elevar a energia ou ter fontes d’água para acalmar o ambiente são medidas que se tornarão ineficientes se quem vive neste espaço não cuidar da própria energia. Portanto, os efeitos positivos da aplicação do Feng Shui nos ambientes estão diretamente relacionados à contenção da perda de energia das pessoas que moram ou trabalham no local. O ambiente faz a pessoa, e vice-versa.
10. Preguiça, negligência - E falta de objetivos na vida. Esse ítem não requer muitas explicações: negligência com a sua vida denota também negligência com seus dons e potenciais e, principalmente, com sua energia vital. Aquilo do que você não cuida, alguém vem e leva embora. O resultado: mais preguiça, moleza, sono….
11. Fanatismo - Passa um ventinho: “Ai meu Deus!!!! Tem energia ruim aqui!!!” Alguém olha para você: “Oh! Céus, ela está morrendo de inveja de mim!!!” Enfim, tudo é espírito ruim, tudo é energia do mal, tudo é coisa do outro mundo. Essas pessoas fanáticas e sugestionáveis também adoram seguir “mestres e gurus” e depositar neles a responsabilidade por seu destino e felicidade. É fácil, fácil manipular gente assim e não só em termos de energia, mas também em relação à conta bancária!
12. Falta de aceitação - Pessoas revoltadas com a vida e consigo mesmas, que não aceitam suas vidas como elas são, que rejeitam e fazem pouco caso daquilo que têm. Esses indivíduos vivem em constante conflito e fora do seu eixo. E, por não valorizarem e não tomarem posse dos seus tesouros – porque todos nós temos dádivas – são facilmente ‘roubáveis’.