quinta-feira, 31 de outubro de 2013

As Bruxas e a Menopausa

 
 
 
 
Este assunto é importantíssimo na Bruxaria. Falar sobre a menopausa é lembrar que a vida humana tem momentos que implicam ritos de passagem.
Na Wicca celebramos o nascimento, a menarca (primeira menstruação), a maternidade e, no tempo certo, celebramos a menopausa.

Esse é o tempo da Mulher Sábia, aquela que não mais sangra, mas guarda o poder do sangue para si. É a Deusa em sua face Anciã, esbanjando sabedoria, paciência e os poderes da condutora e da mestra na magia.

Na Bruxaria costumamos fazer rituais onde as mulheres que atingem a menopausa são coroadas? Vocês já perceberam que a face Anciã da Deusa é em inglês designada pela palavra Crone, de onde se origina Crown, coroa? A Coroa da sabedoria é recebida pela mulher.
Ela veste púrpura neste ritual, passa por um período de avaliação de sua vida como donzela e como mãe e depois se dedica a meditar sobre seus poderes e possibilidades como anciã.
Esse é um tempo para as mulheres descobrirem uma nova dimensão da vida, de partilharem seus poderes, que estão no seu auge.
Nem vou me preocupar em falar que mulheres que atingem a menopausa não são velhas? É óbvio que não são e a cada dia maior será a longevidade.
Assim, se passamos dos 13 aos 43 (em media 30 anos) de vida reprodutiva, passaremos mais ainda na época da Crone. É tempo pacas e temos que estar preparadas, física e espiritualmente para quando chegarmos lá.

As anciãs, em todas as culturas, são as mulheres sábias, aquelas que são o repositório da força moral e espiritual das tribos e nações.
E para que compreendamos bem esse processo que ocorrerá em nossos corpos e nossas vidas, temos que nos preparar desde cedo.
É na juventude que temos que conhecer o papel da Anciã em nossas vidas. Principalmente para que possamos nos divorciar do preconceito do pseudo-patriarcado, que olha as mulheres na menopausa como coisas inúteis, ultrapassadas, lixo?

Por isso, recomendo além do excelente livro ?
A casa da Lua?, que tem uma abordagem mais médico-psicológica, o maravilhoso livro da Lynn Andrews, ?
A mulher do Limiar de Dois Mundos?, que fala de uma xamã passando para a fase da menopausa.


 
 

 
 
 

http://vilamulher.terra.com.br/as-bruxas-e-a-menopausa-9-4317979-52685-pfi-patywitchmaeve.html

Exercício de fantasia (para refletir)







Procure pensar em uma pessoa conhecida e lembrar-se de todas as vezes em que você exigiu dela determinado comportamento.

Peça-lhe perdão por ter tentado mudá-la. Fale com toda a sinceridade, sem medo algum.

Diga-lhe algo assim:
 
 
 "Você faz sua própria vida.
Não vou me aborrecer porque você age de modo diferente do que eu faria.
Entendo que é uma pessoa livre para fazê-lo.
Mas isso não quer dizer que eu não vá me proteger das consequências dos seus atos.
Eu me protegerei quando achar necessário, mas não vou tentar proteger você de si mesmo."


Baseado nos exercícios de oração de Anthony de Mello*, SJ, in Autolibertação. Ed. Loyola.

*Jesuíta indiano (1931 - 1987).


terça-feira, 29 de outubro de 2013

Projeto documenta papel de tatu como 'engenheiro' do ecossistema





 

Animais gastam 75% de seu tempo no subsolo, em tocas que servem como habitat e abrigo para outras espécies e podem ter até 5m de profundidade

 
 
Tatus-canastras (Priodontes maximus) são verdadeiros "engenheiros do ecossistema", afirmam pesquisadores que descobriram que suas tocas servem como habitat e abrigo para outras espécies.

 
O projeto "Tatu-Canastra", feito no Pantanal, durou dois anos, e foi liderado pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê) e pelo Royal Zoological Society da Escócia. O estudo pretende entender mais sobre esses animais que gastam 75% de seu tempo no subsolo em tocas escavadas por suas garras impressionantes.

 
Os cientistas usaram câmeras sensíveis ao movimento, entre 2010 e 2012, e registraram 24 espécies diferentes, utilizando as "casas" dos tatus para diversos motivos. Entre as espécies, os pesquisadores registraram mamíferos, entre eles o javali, o puma, o quati e o jaguatirica, e aves, como a seriema, a gralha e o mutum.

 
No total, outras três espécies de tatu foram registradas usando a toca por períodos contínuos. Eles incluíram o tatu-galinha, o Cabassous unicinctus (popularmente conhecido como tatu de rabo mole comum), e o tatupeba. As tocas dos tatus-canastra podem ter até 5 metros de profundidade.

 
Renata Leite Pitman foi a primeira pesquisadora a documentar o papel dos tatus-canastra como engenheiros do ecossistema, na Amazônia, em 2004.

 
"É incrível ver como uma espécie tão reservada pode desempenhar um papel tão importante dentro da comunidade ecológica", disse o coordenador do projeto Arnaud Desbiez, do Royal Zoological Society da Escócia. Ele espera que a revelação sobre o papel fundamental desses animais nos ecossistemas resulte em uma maior proteção da especie.
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 

sábado, 26 de outubro de 2013

O FUMO NA UMBANDA

 
 
 
 


Guia não fuma, ele "pita", ou seja, a fumaça não deve chegar a garganta nem aos pulmões, mas ficar somente dentro da boca para que através do ectoplasma do médium ele possa formar o campo que vai retirar do local onde assopra as cargas negativas.

O charuto, por exemplo, contém energias concentradas visto que é todo feito de folhas, com a força necessária para descarregar os fluidos negativos da aura de quem recebe o passe. O mesmo serve para o cachimbo dos Pretos Velhos, o cigarro dos Exús, o palheiro dos Baianos e das demais entidades....


Ao contrário do que pensam e dizem por aí, o fumo não se destina a alimentar vícios de entidades nem muito menos do próprio "cavalo", mas sim um meio de descarrego, um bálsamo vitalizador e ativador dos chakras dos consulentes.

Reino das Iabás
 

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Registros de todas as tribos que ainda resistem mundo afora!




асаро


Antes que eles deixem de existir!!


горока папуа новая1

дассанеш1

дрокпа индия пакистан

дрокпа2

гамбуру кения

казах монголия

калам папуа новая гвинея

горока папуа новая

каро эфиопия copy

каро эфиопия1

каро эфиопия2

ладахи индия copy

мурси2

маори новая зеландия

маори1

маори2

масаи танзания copy

мурси

гаучос аргентина

казах3

мурси1

мустанг непал

мустанг9

мустанг19

мустанг27

ненцы россия copy

рабари w

рабари индия

рабари-2

рабари-21-new

самбуру-14

тибетцы1

тсаатан монголия copy

химба намибия copy

химба18

хуаорани

рабари new

хули папуа новая

чукчи

чукчи8

чукчи9

яли индонезия



http://www.ideafixa.com/antes-que-eles-deixem-de-existir/?