sábado, 29 de junho de 2013

Animal: Beija-flor

 
 
 ... O Totem desta casa, o Beija-flor, é um convite à alegria, ao êxtase e ao amor.
 

 

É ele que ensina: trazer a energia amorosa para o coração é pôr alegria na Vida e em tudo que se faz.

A sua presença na Natureza é marcada pela sua ação de polinização, responsável pelo acionamento do ciclo da Vida.

A sua Medicina inclui o conhecimento do uso das flores, fragrâncias, cores e qualidades para a Cura.


 


Suas penas são usadas paraa sedução amorosa e reforçar a abertura do coração, favorecendo o amor como nenhuma outra Medicina.

Ele prega também o amor pela liberdade, morrendo rapidamente se mantido em cativeiro, pois precisa estar livre para cumprir sua missão.

Relaciona-se ainda com a estética.

O gosto pelo belo, pela organização/arrumação de ambientes é a expressão da harmonia, revelada no movimento de suas asas (fazem o símbolo do infinito).


 

 O Beija-flor ensina sobre o prazer de viver plenamente o momento da Vida, unindo as experiências do passado com o aqui e agora que
serve como elo de ligação para o futuro, na direção do qual caminhamos sorvendo o néctar da Vida, revelado na consciência do ser e do estar presente


sexta-feira, 28 de junho de 2013

Significado de Estado Laico

 
 
 
 
                                          Marina Silva fala sobre Estado Laico
                                                                             por Bruno Baronni
 
                                                       http://www.youtube.com/watch?v=6-xMKiohZtI
 
    Um curso para os religiosos que utilizam o cristianismo como plataforma política.
 
 
O que é Estado Laico:
 
Estado laico significa um país ou nação com uma posição neutra no campo religioso. Também conhecido como Estado secular, o Estado laico tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando ou discriminando nenhuma religião.
Um Estado laico defende a liberdade religiosa a todos os seus cidadãos e não permite a interferência de correntes religiosas em matérias sociopolíticas e culturais.
O Brasil é oficialmente um Estado laico, pois a Constituição Brasileira e outras legislações preveem a liberdade de crença religiosa aos cidadãos, além de proteção e respeito às manifestações religiosas.

No artigo 5º da Constituição Brasileira (1988) está escrito:

“VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;”
Contudo, a laicidade do Estado pressupõe a não intervenção da Igreja no Estado, e um aspecto que contraria essa postura é o ensino religioso nas escolas públicas brasileiras.

Nos países que não são laicos (teocráticos), a religião exerce o seu controle político na definição das ações governativas. Nos países teocráticos, o sistema de governo está sujeito a uma religião oficial. Alguns exemplos de nações teocráticas são: Vaticano (Igreja Católica), Irã (República Islâmica) e Israel (Estado Judeu).

 
 

Discurso de posse, em 1994 - Nelson Mandela

 
 


 

 
"Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes.
Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida.

É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta.
Nos perguntamos:

 "Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?"
Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?...
Bancar o pequeno não ajuda o mundo.
Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você.
E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo".

(Discurso de posse, em 1994)
Nelson Mandela
 
 


 
 
 

quarta-feira, 26 de junho de 2013

A sustentabilidade: um projeto para a manutenção da vida em nosso planeta

 
 
por Diogo Silva

Em diversos artigos de jornal, revistas e matérias televisivas encontramos representantes de governos e empresas preocupados em estabelecer um “desenvolvimento sustentável”. Porém, o que é este conceito de sustentabilidade, tão presente no nosso cotidiano?

O termo “sustentabilidade” pode ser definido como “a capacidade de algo em resistir, durar, permanecer”. Em ecologia a palavra descreve como os sistemas biológicos se mantém diversos e produtivos ao longo do tempo. Para os seres humanos, sustentabilidade significa um conceito que reflete o potencial, a longo prazo, da manutenção do bem-estar, que por sua vez depende dos cuidados com o mundo natural e do uso responsável de seus recursos.

Ecossistemas naturais como florestas e pântanos são exemplos de sistemas biológicos sustentáveis. Ciclos químicos invisíveis redistribuindo água, oxigênio, nitrogênio e carbono pelos sistemas vivos do planeta têm sustentado a vida por milhões de anos. Devido ao aumento da população humana, esses ecossistemas passaram a ser deteriorados, afetando o equilíbrio dos ciclos naturais e impactando negativamente a vida dos seres humanos e de outras espécies. Além disso, o atual padrão de consumo de recursos naturais pela humanidade supera em 30% a capacidade do planeta de recuperá-los, segundo estudos realizados pela WWF.

A necessidade de integração entre as questões ambientais e o desenvolvimento econômico foi uma das preocupações da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1983. Os trabalhos dessa comissão, concluídos em 1987, ficaram conhecidos como “Relatório Brundtland”, em referência à presidente da comissão, a primeira-ministra norueguesa Gro Harlem Brudtland. Nesse relatório, o conceito “desenvolvimento sustentável” foi utilizado pela primeira vez, sendo definido como “desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em satisfazerem as suas próprias necessidades."

De acordo com a Conferência Mundial de 2005, realizada em Nova York, os esforços em garantir um desenvolvimento sustentável deve abranger três dimensões: ambiental, econômica e social, ou seja, estimular a geração de riquezas, ao mesmo tempo respeitando a quantidade de recursos naturais disponíveis e possibilitando a inclusão, a participação e a conscientização da sociedade nesse processo.

A Organização das Nações Unidas declarou o período de 2005 até 2014 como a “década da educação para o desenvolvimento sustentável”, com o objetivo de “desafiar todos nós a adotar novos comportamentos e práticas para assegurar nosso futuro”.

Em síntese, uma série de princípios comuns está incluída na maioria dos programas de ação para alcançar o desenvolvimento sustentável: a necessidade de assegurar a valoração e recuperação apropriada da natureza; a integração entre objetivos econômicos, sociais e ambientais nas políticas e atividades; oportunidades iguais e participação comunitária e a conservação da biodiversidade e da integridade ecológica.


terça-feira, 25 de junho de 2013

LENDA DO TAMBOR

 
 




Diz-se que quando tunkashila (Universo avô) estava dando um lugar para todos os espíritos que o habitam, e para participar da habitabilidade da Mãe Terra, houve um som, uma forte explosão ao longe.

Como tunkashila ouviu, o som estava vindo mais e mais, até que finalmente ele estava bem na frente do Criador: "Quem é você?" perguntou ao Criador. "Eu sou o espírito do tambor", foi a resposta. Eu vim para pedir-lhe que me permita participar nestas coisas maravilhosas. "Como você vai participar?", Questionou o Criador. "Eu gostaria de acompanhar o canto do povo. Quando você canta com o coração, eu vou cantar como se fosse a batida do coração da Mãe Terra. Desta forma, toda a criação cantar em harmonia." Tunkashila concedido o movimento e, em seguida, o tambor foi acompanhada pelas vozes do povo.

Ao longo de todos os povos do mundo, o tambor é o centro de todas as músicas.

É o catalisador para o espírito das músicas, para subir ao Criador para que as orações das canções chegar onde eles estão destinados a ir.
Em todos os momentos, o som do tambor traz integridade, respeito, entusiasmo, solenidade, força, coragem e cumprimento das músicas.

Essa é a batida do coração da mãe para dar a aprovação para aqueles que vivem nele.

A Águia abraçar que a Medicina, e carrega a sua mensagem para o Criador. Isso muda a vida das pessoas.

- Uma Lenda Abenaki. "History of the Drum




 
 

 
 
 
 
 
 
 
 

A LÍNGUA...

 
 
 



Não obstante pequena e leve, a língua é, indubitavelmente, um dos fatores determinantes do destino das criaturas,
Ponderada – favorece o juízo.
Leviana – descortina a imprudência.
... Alegre – espalha otimismo.
Triste – semeia desânimo.
Generosa – abre caminho à elevação.
Maledicente – cava despenhadeiros.
Gentil – provoca reconhecimento.
Atrevida – traz a perturbação.
Serena – produz calma.
Fervorosa – impõe a confiança.
Descrente – invoca a frieza.
Bondosa – ajuda sempre.
Cruel - fere implacável.
Sábia – ensina .
Ignorante – complica.
Nobre – tece o respeito.
Sarcástica – improvisa o desprezo.
Educada – auxilia a todos.
Inconsciente – gera amargura.
Por isso mesmo, exorta JESUS:- “ Não procures o arqueiro nos olhos do teu irmão, quando trazes uma trave nos teus”.
A língua é bússola de nossa alma, enquanto nos demoramos na Terra. Conduzamo-la na romagem do mundo para a orientação do Senhor, porque, em verdade, ela é a força que abre as portas do nosso coração às fontes luminosas da vida ou às correntes escuras da morte.

 

sábado, 22 de junho de 2013

LENDA - A Fogueira

 
 
 

O culto do fogo ocupa um lugar de destaque nas religiões dos povos indo-europeus. O sol e as chamas celestes eram considerados manifestações do fogo divinizado. Os gregos honravam o fogo sob as feições da deusa Hestia e do deus Hefaisto. Os romanos dedicavam o seu culto a Vesta e Vulcano. Entre os judeus o fogo era conservado com grande cuidado, porque, segundo a tradição, tinha sido aceso miraculosamente. As igrejas católica romana e ortodoxa grega rodeiam o fogo de cerimônias particulares. Ele aparece ainda nas velas e no turíbulo.
Nas festas juninas, festas de três santos católicos, como sempre acontece com as tradições populares, houve uma aculturação. Em Portugal como em outros países as festas de São João coincidiam com o solstício de verão quando eram realizados os cultos agrícolas. E as comemorações católicas se adaptaram a estas festas pagãs.
 

Portugal mantém o costume de acender fogueira, dançar em volta ao fogo, saltar sobre as chamas, dando vazão a justos sentimentos de júbilo. Foi fácil a adaptação de tais costumes no Brasil porque os índios ficaram seduzidos com os folguedos. Da mesma forma que aceitaram de bom grado as “capelas”. Estas capelas podem ser comparadas aos banhos sagrados no Ganges na lua cheia de novembro, aos banhos de purificação dos povos gregos e romanos. É formada por grupos de foliões que, ornados de folhagens na noite de São João vão se banhar no rio cantando: “Meu São João, eu vou me lavar, as minhas mazelas no rio deixar. Capelinha de melão é de São João, é de cravos, é de rosas, é de manjericão”.
 

As fogueiras fazem parte das tradições juninas, iluminando e aquecendo as noites frias do mês de junho. Cada santo, porém, tem a sua fogueira especial: na de Santo Antônio, a fogueira deve ter a base quadrada, conhecida também como chiqueirinho. Na de São João, a base deve ser redonda, o que dá à fogueira um formato cônico. Na de São Pedro a base deve ser triangular.
 
 
 

RODA DA CURA - 7

 
 
 
CICLOS / MOVIMENTO
 

A Roda da Cura prevê um tempo de novos ciclos, ou então, de movimento.
Você é solicitado a perceber em que estágio do ciclo está passando neste momento. Será o início, a fase da criação, o tempo de crescer, o desenvolvimento ou o fim de um ciclo?
 
A percepção clara e objetiva do seu momento atual lhe ajudará a esclarecer tudo aquilo que você precisa fazer de agora em diante. Qualquer tipo de recuo, hesitação ou paralisação passa a pertencer ao passado.
 
 
Através desta carta você esta sendo levado a se dar conta de que a estagnação acabou, e de que novos inícios criaram raízes no presente.
Não se deixe conduzir por seus velhos padrões.
 
Observe qual é a direção da Roda da Cura que o auxiliará em seu avanço e aplique logo essa lição à sua vida.
Suas escolhas agora são as seguintes: a iluminação e o esclarecimento (Leste), é e humildade (Sul), introspecção e objetivos (Oeste) ou sabedoria e gratidão (Norte).
 
E hora de decidir por você mesmo que tipo de movimento o ajudará a manter sua Roda girando. Qualquer que seja o caso, a carta da Roda da Cura serve para lhe assegurar que a vida continua.
 
A qualidade deste novo ciclo depende de você, de suas próprias ações e das atitudes que você passar a tomar, de agora em diante, tendo em vista o seu crescimento pessoal.
 
 
 
 
 

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Eu Te Amo Meu Brasil

 
 
 
 
          

Eu Te Amo Meu Brasil

Dom e Ravel

As praias do Brasil ensolaradas
O chão onde o país se elevou
A mão de Deus abençoou
Mulher que nasce aqui
Tem muito mais amor

O céu do meu Brasil tem mais estrelas
O sol do meu país mais esplendor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras
Vou plantar amor

Eu te amo meu Brasil, eu te amo
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul, anil
Eu te amo meu Brasil, eu te amo
Ninguém segura a juventude do Brasil

As tardes do Brasil são mais douradas-mulatas.
Brotam cheias de calor
A mão de Deus abençoou
Eu vou ficar aqui
Porque existe amor

No carnaval os povos querem vê-las
No colossal desfile multicor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras
Vou plantar amor

Adoro meu Brasil de madrugada
Na hora em que estou com meu amor
A mão de Deus abençoou
A minha amada vai comigo aonde eu for

As noites do Brasil, tem mais beleza
A hora chora de tristeza e dor
Porque a natureza sopra e ela vai-se embora
Enquanto eu planto o amors
 
 

quarta-feira, 19 de junho de 2013

SINCRETISMO - XANGÔ

  
 
 

Xangô Aganjú - São José 19/03

São José de acordo com o Novo Testamento bíblico, era marido da mãe de Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã, nasceu em Belém da Judeia, no século I a.C., era pertencente à tribo de Judá e descendente do rei David Israel. No catolicismo, ele é considerado um santo e chamado de São José.
Segundo a tradição, José foi designado por Deus para se casar com a jovem Maria, mãe de Jesus, que era uma das consagradas do Templo de Jerusalém, e passou a morar com ela e sua família em Nazaré, uma localidade da Galileia. Segundo a Bíblia, era carpinteiro de profissão, ofício que teria ensinado seu filho.
São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "protetor da Igreja Católica Romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo.
Dia 19 de marco dia de São José é hora de plantar o milho para colher em 24 de junho dia São João.
Essa data curiosamente coincide com o equinócio.

 
 
 
Xangô Agodô - São João Batista 24/06
 

João Batista, chamado o "homem enviado por Deus" era um profeta eremita e martir. Filho de Zacarias e Isabel, primo de Jesus. Nasceu em Ain-Karim ,perto de Jerusalém, e seu nascimento foi anunciado a sua mãe pelo anjo Gabriel .

Ele vivei recluso em um deserto da judéia e depois começou a pregar as margens do Rio Jordão e batizando grande numero de penitentes. Finalmente Jesus Cristo veio para ser batizado por ele antes de ir a Galiléia para iniciar sua pregação. João continuou perto do Rio Jordão e foi preso a mando do Rei Herodes Antipas(4AC-39DC), rei da Perea e Galiléia,

(Diz a tradição que como João pregava com veemência, contra a relação de Herodes com sua amante e rainha Herodias, a filha Salomé de Herodias que ela uma bela mulher conseguiu seduzir Herodes e exigiu dele a cabeça de João em um bandeja em troca de seus favores) e foi subsequente decapitado.João, o batista, é o precursor do Messias A tradição diz ainda que ele nasceu livre do pecado original e foi santificado ainda no útero de sua mãe .Na liturgia da Igreja Católica sua festa e celebrada desde os primeiros anos da igreja católica no dia 24 de junho, e sua carreira como profeta é descrita nos evangelhos.

São João Batista na Umbanda; Nesta religião afro-brasileira, este santo é sincretizado como uma das manifestações do orixá Xangô na Umbanda e é responsável nesta crença, por um agrupamento de espíritos que trabalha com a saúde e o conhecimento, chamada de Linha do Oriente, por congregar além de médicos e cientistas, hindus, muçulmanos e outros povos.

João é venerado com como um dos primeiros a seguirem um vida de austeridade monástica. Na arte litúrgica ele é mostrado batizando Jesus e com uma bastão que termina numa cruz. É o santo padroeiro da amizade.
 
 
 
 

Xangô Alufam - São Pedro 29/06
 
São Pedro – o primeiro Papa da igreja católica
Segundo a bíblia sagrada, antes de ser batizado, Pedro se chamava Simão e trabalhava como pescador.
Um dia Jesus pediu sua barca para falar a uma multidão de pessoas, na Galileia. Após voltar, disse a Pedro que pescasse em mar mais profundo. Como Pedro acreditava nas palavras de Jesus, tentou uma nova pesca, sendo abençoado com uma grande quantidade de peixes.
Após o batismo seu nome foi trocado, escolhido por Jesus, como Kepha, de origem aramaica, que significa pedra, rocha. Traduzindo-o para o grego ou para o latim, temos petrus, o mesmo que Pedro.
Simão tinha o sonho de seguir os ensinamentos de Jesus, tornando-se um de seus apóstolos mais importantes. Ao fazer a escolha, Jesus disse: "És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja".
Escolhido como o líder dos apóstolos, criou mais tarde a comunidade cristã de Roma, vindo a se tornar o primeiro papa da Igreja Católica.
Daí vem as crendices populares de que São Pedro ganhou as chaves do céu por ter sido escolhido como líder e, quando chove muito, dizemos que está lavando o céu. Ou ainda que para entrar no céu precisamos ganhar autorização de São Pedro.
Na igreja católica, no dia de São Pedro é feita uma comemoração com uma grande festa junina. Nesta acontecem várias queimas de fogos com danças e muitas comidas típicas.

São Pedro é considerado o mais sério dos três santos juninos. Dizem que santo Antônio é o santo casamenteiro, mas é no dia de São Pedro que se escolhe o melhor pretendente.
Salve São Pedro!
 
 
Xangô Agojô - São Paulo 29/06
 
Judeu, da tribo de Benjamim, originário de Tarso, chamava-se Saulo. Converteu-se ao cristianismo e tornou-se o grande e insuperável missionário, o apóstolo dos gentios. Foi ele quem lançou as bases da evangelização no mundo helénico, fundando numerosas comunidades e percorrendo toda a Ásia Menor, a Grécia e Roma, anunciando o Evangelho de Jesus Cristo crucificado, morto e ressuscitado pelo poder de Deus. São Paulo foi o primeiro a elaborar uma teologia cristã.
Ao lado dos Evangelhos, as suas epístolas são as fontes de todo o pensamento e de toda a vida mística cristã. Isto coloca-o num lugar de destaque entre os maiores pensadores da história do cristianismo. São Paulo era um homem de fortes paixões e de grande poder de liderança e de organização. É a figura mais cosmopolita de toda a Bíblia. Segundo os estudiosos, Paulo
era um homem da cidade, e em nenhum lugar de seus escritos mostra qualquer mentalidade ou interesse pela vida rural ou pela vila. Nunca houve conversão mais ruidosa do que a sua, tão pouco houve mais sincera, pois o mais furioso perseguidor de Jesus Cristo passou, de repente , a ser um dos seus mais fervorosos apóstolos.
 
 

Xangô Alafim - São Tiago Maior 25/07

Santiago Maior, também chamado Santiago, o Grande, Santiago Filho do Trovão, Santiago de Compostelae São Tiago Apóstolo, o Maior , martirizado em 44 da nossa era, foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo.
Foi feito santo e chamado Santiago Maior para o diferenciar de outro discípulo de Jesus de mesmo nome, conhecido como Santiago Menor e também de Tiago, o Justo (ou Tiago, irmão do Senhor), sendo esses ultimos três possivelmente a mesma pessoa, Tiago, menor; Tiago, o justo e Tiago, irmão do Senhor.
Nascido em Betsaida, este apóstolo do Senhor era filho de Zebedeu e de Salomé e irmão do apóstolo João, o Evangelista.
Pescador juntamente com seu irmão João, foi chamado por Jesus a ser discípulo d'Ele. Aceitou o chamado do Mestre e, deixando tudo, seguiu os passos do Senhor.

Dentre os doze apóstolos, São Tiago foi um grande amigo de Nosso Senhor fazendo parte daquele grupo mais íntimo de Jesus (formado por Pedro, Tiago e João) testemunhando, assim, milagres e acontecimentos como a cura da sogra de Pedro, a Transfiguração de Jesus, entre outros.

Procurou viver com fidelidade o seu discipulado. No entanto, foi somente após a vinda do Espírito Santo em Pentecostes que São Tiago correspondeu concretamente aos desígnios de Deus. No livro dos Atos dos Apóstolos, vemos o belo testemunho de São Tiago, o primeiro dentre os doze apóstolos a derramar o próprio sangue pela causa do Evangelho:

"Por aquele tempo, o rei Herodes tomou medidas visando maltratar alguns membros da Igreja. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João" (At 12,1-2).Segundo uma tradição, antes de ser martirizado, São Tiago abraçou um carcereiro desejando-lhe "a Paz de Cristo". Este gesto converteu o carcereiro que, assumindo a fé em Jesus, foi martirizado juntamente com o apóstolo.

Existe ainda outra tradição sobre os lugares em que São Tiago passou, levando a Boa Nova do Reino. Dentre estes lugares, a Espanha onde, a partir do Século IX, teve início a devoção a São Tiago de Compostela.

São Tiago Maior, rogai por nós!

 
 
Xangô Kaô - São Jerônimo 30/09

São Jerônimo, sincretizado com Xangô no Brasil, nasceu de uma família abastada, provavelmente no ano 331, na cidade de Stridova, entre a Croácia e a Hungria.
Estudou em Roma, especializando-se na arte da oratória.
Como sua juventude fora dedicada à vida mundana, Jerônimo tardou seu batizado e, em carta ao papa, ele vislumbrou para si um batismo de fogo no qual suas máculas seriam queimadas. Após ter copiado dois livros de Santo Hilário, ele decidiu estudar teologia. Mas sua leitura favorita continuava a ser a literatura dos grandes legisladores e oradores, como Cícero.
Aos 43 anos, ele esteve muito doente e permaneceu muito tempo acamado, durante a Quaresma, jejuou e teve visões, vendo-se diante do trono do Senhor.
Resolve dedicar-se a uma vida monástica, isolando-se no deserto de Marônia, na Síria. Livros, penas e nanquim são seus companheiros.
Para combater a pensamentos impuros, pegava uma pedra e batia em seu peito, punindo-se, logo após voltava a escrever em hebraico, onde se tornou mestre nessa língua.
O sincretismo entre Xangô e São Jerônimo está no temperamento forte, crítico e na medida que ambos são conhecedores de leis e mandamentos. Xangô tem como lugar as pedreiras.
Sua imagem é representada por um ancião sentado sobre as pedras, segurando a tábua dos 10 Mandamentos e com um leão ao lado.
Xangô tem sua falange também, o mais conhecido é Xangô Kaô.
Na incorporação de Xangô podemos ver o médium curvado, como uma pessoa idosa e com os braços cruzados sobre o peito, batendo firmemente, assim como S. Jerônimo fazia com as pedras em seu peito para afastar os males da carne e a tentação do espírito.

 
 
Xangô Abomi - São Benedito, “O Santo Mouro”

Nascido na Sicília, em 1526, era filho de escravos em uma propriedade próxima de Messina. Foi libertado ainda muito jovem por seu Senhor.
Manifestou desde os dez anos uma pronunciada tendência para a penitência e para a solidão. Guardando rebanhos, entregava-se à oração, e os maus tratos que recebia dos companheiros foram a ocasião para se voltar com mais fervor para Jesus, fonte de toda consolação. Aos 18 anos, com o fruto de seu trabalho, provia a si mesmo e aos pobres.

Tinha vinte e um anos quando foi insultado publicamente por causa de sua cor. A atitude digna e paciente que teve na ocasião não passou despercebida, e o líder de um grupo de eremitas franciscanos o convidou a fazer parte da comunidade. Benedito aceitou o convite, e, com o tempo, passou a ser o seu novo líder.
Por volta de 1564, o grupo se dispersou, e Benedito foi aceito como irmão leigo pelos frades franciscanos de Palermo, começando por trabalhar na cozinha.

Em 1578, eles precisaram de um novo guardião (título dado ao superior), e Benedito foi o escolhido, apesar de ser leigo e analfabeto. Ele só aceitou o cargo depois de compreensível relutância, mas administrou o mosteiro com grande sucesso, tendo adotado uma interpretação bem mais rigorosa das regras franciscanas.
A sua conduta no cargo justificou plenamente a escolha dos superiores: foi respeitoso para com os padres, caridoso para com os irmãos leigos, condescendente para com os noviços, e foi por todos respeitado, sem que ninguém tentasse abusar de sua humildade.

Sua confiança na Providência foi sem limites: recomendara ao porteiro jamais recusar esmolas aos pobres que se apresentassem. Dava a seus religiosos o exemplo de todas as virtudes. Era sempre o primeiro no coro e nos exercícios da comunidade, o primeiro na visita aos doentes e no trabalho manual.

Na direção do noviciado demonstrou uma grande doçura e consumada prudência: os noviços tiveram nele um guia seguro, um pai cheio de ternura e um excelente mestre da Escritura, cujas leituras do Ofício lhes explicava com surpreendente facilidade.
Sem saber ler nem escrever, tinha, manifestamente, o dom da ciência infusa, acontecendo-lhe de dar respostas luminosas a mestres em Teologia que o vinham consultar. A este dom unia também o da penetração dos espíritos e dos corações.

Sua vida tornou-se um exercício contínuo de todas as virtudes, e Deus lhe concedeu o dom de operar milagres. Terminado o tempo de seu cargo, voltou novamente ao ofício de cozinheiro, felicíssimo por reencontrar a vida obscura e oculta, objeto de todos os seus desejos.
Em 1589 caiu gravemente doente, e Deus lhe revelou que seu fim estava próximo. Na recepção dos últimos sacramentos experimentou como que um antegozo das alegrias celestes. Morreu docemente no dia 4 de abril.

Foi canonizado em 1807, e normalmente em suas imagens traz o menino Jesus nos braços, que lhe foi colocado por Maria Santíssima, pela sua grande devoção, e pela suave doçura com a qual Jesus preencheu o seu coração.
São Benedito foi chamado de "O Santo Mouro", por causa de sua cor negra. Sua festa litúrgica é celebrada em 5 de outubro. Certamente é uma dos santos mais populares no Brasil, cuja devoção nos foi trazida pelos portugueses, e são inúmeras as paróquias e capelas que o escolheram como padroeiro, inspiradas em seu modelo admirável de caridade e humildade.

 

 
 

ARCANJO MIGUEL

 
 
 



Dos sete poderosos Arcanjos, Mensageiros de Deus, o Arcanjo Miguel - o Senhor dos Anjos – é o mais conhecido. Ele é o Arcanjo Miguel da fé, da proteção e da libertação do mal. Está na Terra desde a sua formação e desde os Planos Sutis, presta inestimáveis serviços à humanidade, mantendo incansavelmente a iluminação da Força da Fé Iluminada. Os apelos infindáveis que Lhe têm sido dirigidos pelos seres humanos, e as Suas prontas respostas, contribuíram para que Ele se aproximasse mais da Terra.

O Príncipe Miguel ouve as súplicas das criaturas que se queixam de suas dores tanto morais, quanto físicas. Bem no início, quando os homens encarnaram aqui, Ele resolveu vir, espontaneamente, e ser o guardião da fé. Acompanhado de Suas Cortes Celestiais desceu à Terra, a fim de atender a todos aqueles que desejassem o Seu auxílio.
 
O Templo do Príncipe Miguel no plano etérico está situado sobre as Montanhas Rochosas, no Canadá e por longo tempo ali existiu. Inicialmente foi talhado na própria montanha, para depois ser construído no mesmo local, no plano etérico. Neste Templo, durante o período das três primeiras Raças-Raízes, época das civilizações mais adiantadas da Terra, os seres humanos eram instruídos na arte de Precipitação, Levitação e Eterização. Séculos mais tarde, quando os seus seguidores vieram de outras estrelas e trouxeram trevas e desarmonias, o Príncipe Miguel e sua Corte de Anjos retiraram-se cada vez mais da Terra para o seu Santuário da Fé, o qual foi construído com a substância da Terra.

O templo é circular e de proporções consideráveis; tem quatro entradas que correspondem aos quatro pontos cardeais. Esse Templo foi construído com um material maravilhoso, de cor dourada, e possui magníficas incrustações de safiras azuis; sobre a cúpula há uma estátua do Príncipe Miguel. Do Templo etérico do Arcanjo Miguel saem, incessantemente, os auxiliares e mensageiros da proteção, misericórdia, absolvição e auxílio. O Raio do Absoluto (da fé inabalável em Deus) transpassa incessantemente os planos mental, sentimental, etérico e físico do planeta, bem como os reinos em evolução. São muitas as pessoas que vão à noite, em seus corpos sutis, a esse Templo, principalmente as que desejam libertar-se de qualquer limitação humana, como doenças e problemas da alma. Em especial você que pertence ao Raio Azul, deve visitar o Templo.
O serviço prestado pelo Arcanjo Miguel e sua Legião de Anjos é incalculável, ao eliminarem os miasmas formados pelos pensamentos e sentimentos inferiores dos seres humanos. A sua espada é tão poderosa que pode, instantaneamente, destruir qualquer interferência do mal.
Quando, conscientemente, se apela ao Arcanjo Miguel e sua Legião, esta súplica é atendida prontamente e distribuído o socorro em cada necessidade que oprime e enfraquece. Algumas destas opressões ou tormentos, ou sugestões das massas, são aglomerações de energias acumuladas.
Um indivíduo sozinho, às vezes, é apanhado e fascinado por estas sugestões da massas ou ele mesmo cultiva estes pensamentos e sentimentos, mas não possui suficientes forças espirituais, sabedoria e ânimo para se desvencilhar; quando ele pedir, o Príncipe Miguel e Suas Legiões virão em seu auxílio seccionando aquelas forças malignas, libertando-o.

Para isso é necessário que o pedido seja feito com fé, pois assim o resultado será infalível. As pessoas que passam pela chamada "morte" levam consigo todas as suas imperfeitas tendências, maus costumes no pensar e no sentir. Vosso chamado ao Arcanjo Miguel libertará estas pessoas de suas cargas, de modo que no plano astral poderão freqüentar uma escola superior.


Pode-se receber ajuda considerável se antes de adormecer, dirigirmos a atenção ao Templo da Fé e da Proteção suplicando ao Arcanjo Miguel para que nos defenda de toda causa e germe de sofrimento e limitação. Desta forma o poder da Luz penetrará em nosso mundo mais rapidamente, trazendo a perfeição que o seu coração almeja.


Oração de Proteção do Arcanjo Miguel
 

 
 

"Arcanjo Miguel à frente, Arcanjo Miguel atrás, do meu lado direito, do meu lado esquerdo, acima e abaixo.
Com sua espada azul eléctrica, envolva-me num tubo de luz azul brilhante de protecção, ilumine e guie os meus caminhos."
Faça essa oração sempre que sair de casa.