domingo, 29 de setembro de 2013

Orações a São Miguel Arcanjo Glorioso Príncipe do Céu

 
 



 
São Miguel Arcanjo Glorioso Príncipe do Céu

Ó Glorioso Príncipe do Céu, protetor das almas, eu clamo e invoco a ti para que me livres de todas as adversidades e todo o pecado, fazendo-me progredir no serviço de Deus e conseguindo d'Ele a graça de preservar até o final, para que possa gozar a Sua presença eternamente.
São Miguel Arcanjo, protege-nos nos combates.

  Cobre-nos com teu escudo protetor e livra-nos das emboscadas e das ciladas do demônio.São Miguel Arcanjo, Príncipe da Milícia Celeste, subjuga o mal para sempre. Precipita no inferno o satanás e todos os espíritos malignos que andam pelo mundo a perder almas, porque Tu és vitorioso pelos séculos dos séculos. Amém.


São Miguel Arcanjo Gloriosíssimo Príncipe da Milícia Celeste

Gloriosíssimo Príncipe da Milícia Celeste, São Miguel Arcanjo, defende-nos no combate contra os príncipes e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso e contra os espíritos malignos espalhados pelos ares.Vem em auxilio dos homens que Deus criou à Sua Imagem e Semelhança e que remiu por alto preço da tirania do demônio. A Igreja Te venera como Guarda e Patrono.

  A ti Deus confiou as almas remidas destinadas a ter assento na suprema Felicidade. Roga ao Deus da Paz que esmague o demônio debaixo dos nossos pés, para que não possa mais escravizar os homens e causar males à Igreja.Apresenta as nossas
preces ao altíssimo, a fim de que, sem demora, nos previnam as Misericórdias do Senhor e tu tenhas o poder de agarrar o dragão, a antiga serpente que é o diabo e satanás, e precipitá-lo acorrentado nos abismos, de sorte que não possa mais seduzir as nações. Amém.


 
São Miguel Arcanjo expulsa todos os maus pensamentos

São Miguel Arcanjo, que precipitaste no inferno a Lúcifer e aos outros espíritos malignos, expulsa da minha cabeça todos os pensamentos de ódio, raiva, vingança, pensamentos impuros e perversos. Fortalece-me contra todas as outras tentações do demônio.São Miguel Arcanjo, que a tua espada cintilante arrede para longe de mim o satanás e todos os maus espíritos que querem me prejudicar no corpo e na alma.

Sob a tua poderosa proteção nunca me deixarei contaminar pelo pecado do orgulho ou pela revolta contra o meu Deus e nem contra a Santa Igreja.Ó São Miguel Arcanjo ó todos anjos bons e fiéis, defendei-me de dia, de noite, hoje e sempre. Amém.
  Créditos:http://www.arcanjomiguel.net
Clevinho Maia (Combatentes de São Miguel Arcanjo)


Consagração a São Miguel Arcanjo

Ó Príncipe nobilíssimo dos Anjos, valoroso guerreiro do Altíssimo, zeloso defensor da glória do SENHOR, terror dos espíritos rebeldes, amor e delícia de todos os anjos justos, meu diletíssimo São Miguel Arcanjo, desejando eu fazer do número dos vossos devotos e servos, a vós hoje me consagro, me do e me ofereço e ponho-me a mim próprio, a minha família e tudo o que me pertence, debaixo da vossa poderosíssima proteção.

  É pequena a oferta do meu serviço, sendo como sou um miserável pecador, mas vós engrandecereis o afeto do meu coração; recordai-vos que de hoje em diante estou debaixo do vosso sustento e deveis assistir-me em toda a minha vida e obter-me o perdão dos meus muitos e graves pecados, a graça de amar a Deus de todo coração, ao meu querido Salvador
Jesus Cristo e a minha Mãe Maria Santíssima, obtende-me a aqueles auxílios que me são necessários para obter a coroa da eterna glória.   

  Defendei-me dos inimigos da alma, especialmente na hora da morte. Vinde, ó príncipe gloriosíssimo, assistir-me na última luta e com a vossa alma poderosa lançai para longe, precipitando nos abismos do inferno, aquele anjo quebrador de promessas e soberbo que um dia prostrastes no combate no céu.
  São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate para que não pereçamos no supremo juízo. Amém.
Créditos:http://www.arcanjomiguel.net
Clevinho Maia (Combatentes de São Miguel Arcanjo)


Oração de São Miguel Arcanjo
(pequeno exorcismo de São Leão XIII que deve ser rezado diariamente.)
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio! Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos; e vós, Príncipe da Milícia Celeste, pelo poder Divino, precipitai ao inferno a satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

  Créditos:http://www.arcanjomiguel.net
Clevinho Maia (Combatentes de São Miguel Arcanjo
)

Oração aos Santos Arcanjos

São Gabriel, São Miguel e São Rafael, alcançai-nos de Deus a saúde do corpo e da alma, defendei-nos contra os ladrões, assaltantes, seqüestradores e terroristas. Livrai-nos da morte repentina e impenitente, dos desastres, perigos e acidentes em nossas viagens e guiai-nos na difícil
caminhada rumo a Casa do Pai.
  Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.Amém.


                    
São Miguel Arcanjo vencedor dos espíritos rebeldes

O príncipe glorioso São Miguel, chefe e comandante das hostes celestiais,
guardião das almas,
vencedor dos espíritos rebeldes, servo na casa do Rei Divino e nosso maestro admirável, você que brilham com excelência
e da virtude sobre-humana nos livrar de todo o mal , Que se voltam para vós com confiança e permitir-nos por sua graciosa proteção para servir a Deus mais e mais fielmente todos os dias.

                                    
Oração a São Miguel Arcanjo

Príncipe Guardião e Guerreiro defendei-me e protegei-me com Vossa espada,não permiti que nenhum mal me atinja.
Protegei-me contra assaltos, roubos, acidentes, contra quaisquer ato de violência.Livrai-me de pessoas negativas. Espalhai vosso manto e vosso escudo de proteçãoem meu lar, meus filhos e familiares.
Guardai meu trabalho, meus negócios e meus bens.
Trazei a paz e a harmonia.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate.
Cobri-nos com o vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio.
Ordene-lhes Deus! Instantemente o pedimos. E vós, Príncipe da milícia celeste,pela força divina, precipitai no inferno o Satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas.
Amém.       


Oração curta a São Miguel Arcanjo

A versão curta bem conhecida esta oração segue em português e Latim. O Papa ordenou esta oração a ser recitado diariamente após a missa em todas as igrejas em todo o mundo católico. No entanto, esta prática foi quase completamente varridos na década de 1960 por mudanças litúrgicas feitas na esteira do Concílio Vaticano II.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, a nossa proteção contra a malícia e
ciladas do demônio. Que Deus repreendê-lo humildemente rezar, e tu, ó Príncipe da milícia celestial, pelo poder de Deus, o impulso para o inferno satanás e todos os espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Amém.


 Latim; Sancte Michael Archángele, No. de Defende em proélio, contra nequítiam et insídias diaboli esto praesidium. Ímperet ıllı Deus, a Supplices deprecámur: tuque, princeps milítiæ caelestis, Sátanam aliósque Spíritus malignos, qui ad perditiónem Animarum pervagántur no Mundo, divina virtute, em INFERNUM detrúde. Amém
                     
Oração a Milícia de São Miguel Arcanjo
Santo Anjo da Guarda,
Que me foste dado por Deus
Como companheiro para toda a minha vida,
Salva-me para a eternidade e Cumpre o teu dever para comigo,
O qual te confiou o amor de Deus.
Sacode-me na minha indiferença,
E tira-me da minha fraqueza.
[www.arcanjomiguel.net]
Fecha para mim todo o caminho e pensamento incorretos.
Abre os meus olhos para Deus e para a cruz.
Mas fecha os meus ouvidos diante das insinuações do inimigo maligno.
Vigia sobre mim quando estou dormindo, e fortalece-me durante o dia
para o dever e para cada sacrifício.
[www.arcanjomiguel.net]
Deixa-me ser um dia tua alegria
e tua recompensa no céu. Amém.
                          
Vade retro

Eu te esconjuro,
todo e qualquer espírito imundo,
todo e qualquer poder das trevas,todo ataque do adversário infernal,
toda legião, corja e facção diabólica.
Em nome e pela força de nossoSenhor, Jesus Cristo, arranca-te e foge
da Igreja de Deus, das almas criadas à imagem do Criador, e remidas peloprecioso sangue do Cordeiro divino.
Hábil serpente, nunca mais ouses enganar o gênero humano, perseguir
a igreja de Deus e abalar e joeirar como o trigo os eleitos de Deus
Trecho do Ritual de Exorcismos e Outras Súplicas


leia mais em: http://www.arcanjomiguel.net/oracao-29-sao-miguel-arcanjo.html#ixzz2gIMblVmD




sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A Verdadeira História de Cosme e Damião

 
 
 
 

 
Os gêmeos árabes Cosme e Damião eram filhos de uma nobre família de cristãos. Nasceram por volta do ano 260 d.C., na região da Arábia e viveram na Ásia Menor, no Oriente. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina, profissão a qual se dedicaram após estudarem e diplomarem-se na Síria.

Tornaram-se profissionais muito competentes e dignos, e foram trabalhar como médicos e missionários na Egéia.
Amavam a Cristo com todo o fervor de suas almas, e decidiram atrair pessoas ao Senhor através de seu serviço. Por isso, não cobravam pelas consultas e atendimentos que prestavam, e por esse motivo eram chamados de "anárgiros", ou seja, “aqueles que são inimigos do dinheiro / que não são comprados por dinheiro". A riqueza que almejavam era fazer de sua arte médica também o seu apostolado, para a conversão dos perdidos, o que, a cada dia, conseguiam mais e mais. Seus corações ardiam por ganhar vidas, e nisto se envolveram através da prática da medicina. Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos. Confiando sempre no poder da oração, operaram verdadeiros milagres, pois em Nome de JESUS curaram muitos doentes, vários destes à beira da morte.
Também preocupavam-se em curar animais, pois sabiam que “toda a criação aguarda, com ardente expectativa, pela manifestação da glória de Deus em Seus filhos” (Romanos 8.18:19).
Manifestaram Autoridade do Alto, pregando o Evangelho com sinais e prodígios. Sua linguagem e sua pregação “não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de Poder” (ICo 2.4). Desta forma, conseguiram plantar a semente da salvação em muitos corações, colhendo inúmeras conversões a JESUS. Cosme e Damião possuíam uma revelação clara do chamado que tinham como ministros do Evangelho, chamado que cumpriam no cotidiano da rotina profissional, ministrando Cristo através de seu trabalho.
 
Porém, as atividades cristãs dos médicos gêmeos chamaram a atenção das autoridades locais da época, quando o Imperador romano Diocleciano autorizou a perseguição aos cristãos, por volta do ano 300. Diocleciano odiava os cristãos porque eles eram fiéis a Jesus Cristo e não adoravam ídolos e esculturas consideradas sagradas pelo Império Romano.

Por pregarem o cristianismo, Cosme e Damião foram presos, levados a tribunal e acusados de se entregarem à prática de feitiçarias e de usar meios diabólicos para disfarçar as curas que realizavam. Ao serem questionados quanto as suas atividades, eles responderam: "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo, pela força do Seu poder".
Eles conheceram os princípios da fé cristã quando ainda eram crianças, e por isso recusaram-se a adorar os deuses pagãos, apesar das ameaças de serem duramente castigados. Ante o governador Lísias, ousaram declarar que aqueles falsos deuses não tinham poder algum sobre eles, e que só adorariam o Deus Único, Criador do Céu e da Terra. Mantiveram a Palavra do testemunho de Cristo, impressionando a todos por seu Amor e sua entrega a JESUS.
Não renunciaram aos princípios de Deus, e sofreram terríveis torturas por isso. Mas mesmo torturados, não abalaram sua convicção e jamais negaram a fé. Em 303, o Imperador decretou que fossem condenados à morte na Egéia. Os dois irmãos foram colocados no paredão para que quatro soldados os atravessassem com setas, mas eles resistiram às pedradas e flechadas. Os militares foram obrigados a recorrer à espada para a decapitação, honra reservada só aos cidadãos romanos. E assim, Cosme e Damião foram martirizados.
Cem anos depois disso, iniciou-se uma terrível idolatria ao seus restos mortais e às imagens que foram esculpidas em sua homenagem. Dois séculos após sua morte, por volta do ano 530, o Imperador Justiniano ficou gravemente doente e deu ordens para que se construísse, em Constantinopla, uma grandiosa igreja em honra de Cosme e Damião. A fama dos gêmeos também correu no Ocidente, a partir de Roma, por causa da basílica dedicada a eles, construída a pedido do papa Félix IV, entre 526 e 530. A solenidade de consagração da basílica ocorreu num dia 26 de setembro e assim, Cosme e Damião passaram a ser festejados, pela igreja católica, nesta data.
Os nomes de Cosme e Damião são pronunciados inúmeras vezes, todos os dias, no mundo inteiro. Até hoje, os gêmeos são cultuados em toda a Europa, especialmente na Itália, França, Espanha e Portugal. Além disso, são venerados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos, e por causa da sua simplicidade e inocência também são invocados como protetores das crianças. Por isso, na festa dedicada a eles, é costume distribuir balas e doces para as crianças.
Aqui no Brasil, a idolatria uniu-se à feitiçaria. A devoção trazida pelos portugueses misturou-se com o culto aos orixás-meninos (Ibejis ou Erês) da tradição africana yorubá. Cosme e Damião, os santos mabaças ou gêmeos, são tão populares quanto Santo Antônio e São João. São amplamente festejados na Bahia e no Rio de Janeiro, onde sua festa ganha a rua e adentra aos barracões de candomblé e terreiros de umbanda, no dia 27 de setembro, quando crianças saem aos bandos, pedindo doces e esmolas em nome dos santos.
Uma característica marcante na Umbanda e no Candomblé, em relação às representações de Cosme e Damião, é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles. Essa criança é chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com idade de até sete (7) anos de idade, sendo ele o protetor das crianças nessa faixa de idade. Na festa da tradições afro, enquanto as crianças se deliciam com a iguaria consagrada, os adultos ficam em volta entoando cânticos (oríns) aos orixás.
Triste é ver a total profanação dos Princípios Eternos pelos quais os gêmeos árabes morreram. Nunca Cosme de Damião deram-se aos ídolos e jamais praticaram magia ou ocultismo, embora tenham sido acusados de fazê-lo. Mas o pecado do homem e a maldade de Satanás, que distorce os padrões do SENHOR, fazem com que o engano se propague por gerações, através dos séculos, tornando o mal uma tradição cultural. Eles foram cristãos fiéis até o fim amaram o SENHOR sem medida e sem restrições manifestaram JESUS em suas vidas diárias e assim, ganharam inúmeras almas ao SENHOR, através do Amor e da Pregação.
 



segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O SEGREDO DE OXUM

 
 
 


 "O nascimento de um rio não acontece quando a água brota do solo e segue pela superfície da terra. Antes disso, uma seqüência de fatos desencadearam e influenciaram esse processo.
Existe por traz do nascimento de um rio um enorme fundamento.
Primeiro Olorum através do Sol aquece a água dos lagos e oceanos.
Oxumarê com seu arco-Íris, leva a água em forma de vapor para as nuvens ...que ficam carregadas. Xangô anuncia com seu trovão, que Iansã está juntando ás nuvens com o vento mágico que surge quando ela balança suas saias.
Quando as nuvens estão todas arrumadas, Xangô lança o Edun-Ará (pedra de raio) sobre a terra avisando a Odudúa que prepare seu ventre, pois a chuva irá cair.
Ossãe pendura suas cabaças em Iroko para conter o líquido maravilhoso da vida.
O momento sublime acontece. Numa sintonia perfeita de toda a natureza, a chuva cai, trazendo consigo toda força do céu e alimentando toda a terra.
Odudúa absorve todo o líquido e cria um enorme lago no interior da terra, seu ventre.
Quando a água acumulada se enche de força mineral (axé), Odudúa abre seu ventre e da vida à majestosa Oxum, que brotará do solo e deslizará sobre seu leito levando vida por toda a superfície da terra.
Mais a frente água se acumulará de novo e tudo começará novamente.
Assim como a vida de Oxum tem o seu segredo, nós negros e negras também temos o nosso.
A nossa história não começa em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil.
Antes disso, uma seqüência de fatos marcaram e até hoje influenciam nossas vidas.
Existe por traz do aparecimento do povo negro no Brasil um enorme fundamento. Não somos descendentes de escravos, como dizem os livros escolares. Somos descendentes de civilizações africanas, de reinados fortes e poderosos. Somos descendentes de reis, rainhas, príncipes e princesas. Somos parentes de homens e mulheres que desenvolveram a escrita, a astrologia, a numerologia, às ciências e as pirâmides. Somos fruto de um povo que desenvolveu as técnicas agrícolas e que domina a medicina alternativa. Somos fruto de um povo que conhece as folhas e como despertar o poder delas, nosso povo sabe estar no Aiyê (Terra) sem perder a essência do Orum (Céu).
Tudo tem começo, ínicio, gênese. Tudo que é inteiro foi antes iniciado.
Tudo que é partido foi antes inteiro. O que não acaba se dissipa. O que respira, vive. Sós, dentro de nós, o sangue que corre voraz e quente, pulsante, ardente.
É o que faz o começo. Filhos d'África, filhos d'água, terra, fogo e ar. Somos feitos de natureza. Temos sangue e suor. Negro. Somos movidos pela fé, conduzidos pelo tambor, assentados no batuque de Nação.
Traduzimos o sentimento através do corpo, da fala, do olhar.
Com os pés no chão somos a extensão da terra.
Frutos da miscigenação de raças a personificação do ser brasileiro."
 
 
 
 

sábado, 21 de setembro de 2013

Primavera - Cecília Meireles

 
 
 
 

A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.

Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.

Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Equinócio da Primavera






Na astronomia, equinócio é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto no qual a eclíptica cruza o equador celeste.
A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol (alvorada ou dilúculo) é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte, e o pôr do Sol (crepúsculo ou ocaso) o instante em que o círculo solar está metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.


Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro quando definem mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Em setembro ocorre o inverso, quando o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul.



Tradições do Equinócio da Primavera

A chegada da primavera é um evento sempre muito celebrado em todo o mundo, porque marca o fim do inverno, uma estação sempre associada ao mau tempo, desconforto e em termos históricos escassez de comida. Para além disso, trata-se de uma celebração do renascimento da natureza, e historicamente era a altura em que se celebravam os festivais de fertilidade e abundância. Na primavera é tradição também fazerem-se limpezas gerais nas casas. O bom tempo permite que se abram as janelas nas casas para que estas possam arejar depois de meses completamente fechadas durante o inverno. Nesta altura as pessoas livram-se de algumas das coisas velhas que tinham guardadas e compram coisas novas.

Curiosidade sobre o Equinócio da Primavera

Curiosamente, os ovos desempenham um papel importante nas comemorações do Equinócio da Primavera em todo o mundo, uma vez que são também um símbolo de fertilidade. Conta um mito antigo que é possível equilibrar um ovo sobre a sua base, numa superfície plana, no momento exato em que se dá o Equinócio da Primavera, isto é, no momento exato em que dia e noite estão em equilíbrio perfeito.



domingo, 15 de setembro de 2013

MORANGO e seus benefícios









Segundo a nutricionista Stephanie Fontanari, a deliciosa frutinha vermelha apresenta diversos nutrientes na sua composição como betacaroteno, ferro, cálcio, fósforo, manganês e, em menor quantidade, vitaminas A e B. O destaque fica por conta da quantidade de vitamina C presente, que é responsável, entre outras coisas, por melhorar a absorção de ferro e por prevenir o envelhecimento precoce.

O potássio presente no morango também merece atenção. "Os alimentos ricos em potássio, contêm cerca de 300mg de potássio em 100g de alimentos. O morango contém aproximadamente 113mg de potássio em 100g", diz a especialista. O mineral exerce papel importante na atividade dos músculos, atua na transmissão nervosa, na tonicidade muscular, na função renal e na contração da musculatura cardíaca.

Esse composto pouco calórico - uma porção de 100 gramas de morangos apresenta 30 kcal - traz inúmeros benefícios ao organismo. "O morango auxilia na prevenção e tratamento de hipercolesterolemia; é considerado laxante natural, combate a prisão de ventre; auxilia no tratamento de gota e reumatismo; evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, dá resistência aos tecidos, ajuda a cicatrizar ferimentos; aumenta resistência a infecções", ressalta a especialista. Estudos apontam, ainda, que a fruta é bastante eficiente contra infecções do fígado, garganta e sistema urinário.

Apesar de delicioso e cheio de benefícios, o morango é contraindicado em alguns casos. "Por ser uma fruta ácida, deve ser evitada por pessoas que apresentam gastrite e úlcera", pontua a nutricionista. Pessoas com diverticulite também devem evitar seu consumo, pois as sementes podem provocar reação inflamatória caso fiquem alojadas no divertículo. Quem tem histórico de cálculo renal ou predisposição a tal deve ter cuidado: a fruta possui ácido oxálico, vilão nesse caso em especial. E as alergias não estão descartadas: a fruta contém ácido salicílico, cuja ingestão pode causar urticárias.

Na hora de comprá-lo, verifique se as frutas estão vermelhinhas, sem pontos esbranquiçados e se os talos estão verdinhos. Como é bastante delicado, o consumo não pode demorar. Devem ser conservados em geladeira por, no máximo, três dias. É importante não lavar a fruta previamente pois a água favorece o apodrecimento. Quando for comê-los, aí sim, faça a higienização adequada: limpe-os em água corrente e deixe-os de molho em uma solução de 1 litro de água com 1 colher (sopa) de hipoclorito de sódio por 30 minutos. Morangos vêm de uma planta rasteira e bastante sensível aos agrotóxicos. Então, caso consiga as frutas orgânicas, é a melhor pedida.

 

 

- Combate o envelhecimento
Rico em vitamina C, considerado um excelente antioxidante, combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento das células.

- Ajuda a queimar gordura e reduz o inchaço
Morangos estimulam o metabolismo. Esse motivo, em especial, as mulheres adoram! "Por ser fonte de vitamina C, fibra, potássio e conter poucas calorias, apresenta uma ação diurética e auxilia a redução de gordura pois faz com que o organismo gaste mais calorias na sua digestão", observa Stephanie.

- É bom para o coração
Auxilia no controle da pressão arterial por conta do potássio e do magnésio presentes na frutinha.
- Controla o colesterol e regula os níveis de açúcar no sangue
O morango é rico em pectina e outras fibras solúveis que ajudam a baixar o colesterol e manter a glicemia.

- É anticancerígeno
Por conter ácido elágico, um composto fenólico encontrado também na framboesa e amora preta, há indícios que o morango traz efeitos quimiopreventivos. "Estudos realizados com ratos e camundongos apresentaram um resultado positivo na inibição do desenvolvimento de alguns tipos de câncer", esclarece a nutricionista.

- É anti-inflamatório
Os taninos presentes no morango possuem ação anti-inflamatória, em especial para vias respiratórias.

- Bom para a memória
Quer dar um plus na cachola? Pois saiba que o morango possui substâncias excelentes para te dar uma forcinha. "A fisetina aliada ao fósforo, magnésio e potássio é essencial ao bom desenvolvimento do sistema nervoso, estimulando o cérebro em consequência melhorando a memória", explica Stephanie.

- É afrodisíaco
Parece que esse quesito não é só lenda, não! "Por se tratar de uma fruta delicada, de cor intensa que, no código do erotismo, convida ao amor, a presença do morango é fundamental nos rituais de sedução sempre acompanhados de champanhe", sugere a especialista.
Se você já se convenceu de que a vida - e a saúde - com morangos ficam muito melhor, Stephanie dá a dica para o consumo da fruta. "O morango deve ser ingerido, de preferência, in natura ou em forma de suco, devendo ser consumido logo em seguida do seu preparo para não perder suas propriedades antioxidantes que, em contato com o oxigênio, diminuem", ratifica a nutricionista. Mas não precisa ficar só nisso! A apresentação pode variar! "Nos intervalos alimentares o iogurte é um ótimo acompanhamento. Basta bater a fruta com iogurte natural. Já em refeições principais os morangos podem ser utilizados nas saladas de folhas, receitas de risotos e em molhos para massas", finaliza a nutricionista.

 

sábado, 14 de setembro de 2013

Reiki e o valor da gratidão

 





Técnica ensina a beleza de ser grato pelos acontecimentos da vida



A gratidão é uma virtude que precisa ser desenvolvida continuamente, tornando-se um hábito diário. Normalmente não lembramos de agradecer, mas reclamamos com frequência. É importante adotarmos uma atitude positiva, agradecendo desde a hora que acordamos até a hora de dormir. Quando fazemos isso, abrimos nosso coração e nossa compreensão, valorizando as bênçãos que recebemos todos os dias. Desse modo, passamos a perceber as dádivas que não havíamos notado. Passamos a sentir como fomos protegidos, amparados e auxiliados tantas e tantas vezes.
O sentimento de gratidão nos liberta da preocupação. Ao agradecer, nosso coração descansa, nossa mente se aquieta e ficamos livres de tantas tensões da vida moderna. A gratidão ameniza as dores emocionais, como a depressão, a tristeza, a solidão e a ansiedade. Em uma série de estudos experimentais, Emmons e McCullough – pesquisadores americanos sobre o comportamento humano – concluíram que sentimentos de gratidão aumentam a saúde física e a qualidade da vida diária, e que pessoas gratas demonstram mais estados mentais positivos, como animação, determinação e atenção. Além disso, também são mais generosas, cuidadosas e atenciosas para com os outros.
Ao desenvolver o hábito de agradecer, acionamos a energia curativa do universo e modificamos as circunstâncias e o ambiente ao redor. Em muitos momentos de nossa vida, passamos por problemas e situações difíceis de serem resolvidas e, às vezes, é um desafio sentir gratidão por acontecimentos negativos. Mas as dificuldades e as perdas nos ensinam muito e nos fazem amadurecer, nos fortalecendo emocionalmente. Possuir clareza sobre essa questão nos auxilia a desenvolver o sentimento de gratidão por nossa vida em todos os aspectos, nos trazendo equilíbrio, compreensão e amor por tudo e por todos.
Gratidão é um dos princípios do Reiki
O Reiki oferece muitas ferramentas que podem nos ajudar a ter mais concentração nas bênçãos que recebemos a cada dia. Ler e praticar os cinco preceitos do Reiki com dedicação nos auxilia muito a desenvolver o hábito de sermos gratos por tudo em nossa vida. O terapeuta Reiki, através de sua prática, vai desenvolvendo um estado interno desprovido e desapegado de expectativas e julgamentos.
Trata-se de um estado psíquico de gratidão, pois o Reiki é uma dádiva resgatada de práticas milenares, que hoje podemos utilizar para curar todos os seres de forma simples, verdadeira e amorosa.



Só por hoje, seja grato
“Só por hoje seja grato”. Este é um dos cinco princípios do Reiki para a prática de cada dia. Desse modo, uma das funções da energia Reiki está em expressar gratidão e trazer ao nosso planeta e seus habitantes essa energia que está intimamente ligada ao amor por tudo e por todos.
Gratidão é prática diária. Nos sentimos muito bem quando nos lembramos de nossas bênçãos. Nossos corações e nossas mentes tornam-se abertos, positivos, inspirados e receptivos. Desse modo, fica mais fácil ter uma mente criativa, o que propicia a energia necessária para que possamos manifestar os nossos objetivos e sonhos.
Quando pensamos em tudo o que não é bom o suficiente em nossas vidas, podemos trabalhar a gratidão por tudo e por todos, eliminando pensamentos negativos que circulam através da vibração da mente, como a negatividade, a culpa, e as críticas que nos roubam de uma vida plena e feliz.
Nossas mentes negativas podem afetar os nossos relacionamentos também. Se estamos nos culpando, criticando ou julgando, não estamos com nosso coração aberto e podemos perder a oportunidade de amar outra pessoa da maneira mais completa possível. É importante focar apenas no que você ama, no que diz respeito às pessoas com as quais se relaciona.
Normalmente, é uma questão de treinar as nossas mentes para pensar sobre as nossas dádivas. Gerir a nossa mente pode ser um trabalho que exige tempo e esforço. Reiki e gratidão são ferramentas poderosas que podem instantaneamente mudar os nossos pensamentos no momento em que nos concentramos em todos os aspectos positivos que ocorreram em nossa vida. Um coração grato é uma das maneiras mais rápidas de curar o pensamento negativo e as percepções distorcidas.
Quando você perceber o poder de seus pensamentos e começar a monitorá-los, estará consciente de ter tomado, por si mesmo, o primeiro passo para criar uma mudança positiva. O verdadeiro segredo está em assumir a responsabilidade por você e desenvolver a capacidade de expressar gratidão em todos os aspectos da sua vida – até mesmo os indesejados, estressantes e dolorosos.
A aplicação de Reiki – assim como o seu recebimento – promove relaxamento e naturalmente torna o coração agradecido. A prática realizada por meio da imposição de mãos purifica os padrões mentais, limpa a mente das emoções e dos sentimentos negativos que impedem o indivíduo de sentir gratidão.
Através do contato com esta energia, nos tornamos sensíveis à natureza, despertando nossa percepção para observar mais a beleza do mar, das montanhas, das flores e das árvores. É maravilhoso ser uma pessoa cheia de gratidão!




Ser grato atrai a energia da abundância em nossas vidas
Estarmos cheios de gratidão é fundamental para o que o monge budista japonês que redescobriu o Reiki, Mikao Usui, descreve nos preceitos do Reiki como o “remédio milagroso para todas as doenças”. Viver num estado de gratidão nos transporta para um círculo natural de abundância. Transforma reclamação em reconhecimento, nos ajudando a focar no que temos, ao invés no que desejamos ter. O universo é abundante, basta olhar em volta e agradecer.
Como a escritora americana, Melody Beattie, sabiamente colocou: “A gratidão desbloqueia a abundância da vida. Ela torna o que temos em suficiente, e mais. Ela transforma negação em aceitação, caos em ordem, confusão em claridade. Ela pode transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje, e cria uma visão para o amanhã”.
Pode ser útil manter um diário de gratidão, ou escrever uma lista na qual você possa postar as situações que trazem esse sentimento em sua vida. Assim, quando damos graças por nossas muitas bênçãos, agradecemos por todos os sofrimentos, bem como os aspectos positivos da vida. Quando aprendemos com as dificuldades nos tornamos mais pacientes, compassivos, amorosos e pacíficos. E o Reiki também nos auxilia a estarmos abertos para as lições de vida que nos fortalecem como indivíduos.
A gratidão e a aceitação andam juntas, pois é necessário aceitar quem você é primeiro. Você é o que tem que ser, você está onde deve estar e você tem o que tem que ter. Isso não está ligado ao conformismo e à falta de atitude, mas apenas simboliza a gratidão por saber que está tudo no seu devido lugar.
Ao invés de ficar aí paralisado numa pequena situação, como um carro que não funciona, um emprego em que você não é reconhecido, um relacionamento que não é bem o que você desejava ou até mesmo uma doença, transforme-se!
O que acontece com você afeta a todos os seres. Por isso, vibre numa frequência mais alta, de amor incondicional, por tudo, por todos e seja grato. É isso o que o Reiki ensina: uma forma melhor de ver a vida e de tratar as pessoas com fé, gratidão e muito amor.


Fonte: http://www.personare.com.br/reiki-e-o-valor-da-gratidao-m2744

 








 REIKI
UM CAMINHO DEHARMONIZAÇÃO COM O UNIVERSO.
É UMA ANTIGA ARTE NATURAL DE TERAPIA QUE TEM UM MÉTODO SIMPLES, MAS PROFUNDO, QUE POTENCIALIZA NOSSA FORÇA VITAL.


Atua equilibrando e harmonizando o corpo, a mente e o espírito, expandindo a consciência, elevando os pensamentos, libertando os sentimentos. Proporcionando assim o caminho para o seu equilíbrio Energético Integral.

 

Nível I: O Despertar

O iniciado passa por um processo de purificação, ficando apto a curar-se a si e aos outros.

Valor de:R$ 120,00

Inclui: modulo, certificado e dois encontro extra Seminário (laboratório)


Nível II: O Transformar

Torna-se possível o envio da energia no tempo e no espaço através de símbolos sagrados.

Valor de:R$ 170,00

Inclui: modulo, certificado e dois encontro extra Seminário (laboratório)

 

Todos os níveis incluem modulo, certificado  e dois encontro extra Seminário (laboratório)

Maiores detalhes entrem em contato:

 

ROSANE RIBEIRO
 
Mestra Reiki Usui, Tibetano  e Karuna

Terapeuta Holista
                                                                71- 34979003 - 71 - 99959155
 
                                                   
                                               
Terapia de Reiki
*Reiki  foi redescoberto no final do século XIX por Mikao Usui, mestre da Universidade de Kioto no Japão.
*Reiki, significa energia de vida universal fluindo pelas  nossas mãos e usamos para nós e todos os seres vivos
*Reiki, age em todos os níveis: físicos, emocional, mental  e espiritual, proporcionando equilíbrio da mente e do corpo
*Reiki,não é e não segue nenhuma religião, filosofia ou culto, respeita todas as linhas espirituais.
*Reiki, enriquece e apóia todos os tratamentos de saúde,  porém não substitui os cuidados médicos e os remédios.
*Reiki, revitaliza e revigora os centros energético  (chakras) harmonizando as pessoas.
*Reiki, eleva a auto-estima e a auto-confiança.
*Reiki, ajuda no trabalho  de criação aumentando  a capacidade  de aprendizagem.
*Reiki, desintoxica e libera os bloqueios acalmando e harmonizando.
*Reiki, é uma terapia reconhecida pela Organização Mundial de Saúde - OMS
*Reiki, não é massagem ou passe espiritual, simplesmente  são toques suaves.
*Reiki, ameniza os efeitos da radio e quimioterapia.
 
 
 

 

 

O QUE É INICIAÇÃO ESPIRITUAL?




 
 
Hoje compartilho com vocês um belissimo presente que recebi de uma pessoa muito querida é um texto sobre
INCIÃÇÃO ESPIRITUAL 





O QUE É INICIAÇÃO ESPIRITUAL?

Sabemos que, no antigo Egito, as iniciações aconteciam dentro das pirâmides. Ao contrário do que se pensa, as pirâmides jamais foram locais para se guardar as tumbas dos faraós. Essa tese demonstra apenas a in...capacidade dos arqueólogos e historiadores de compreender os profundos princípios da iniciação templária. A pirâmide forma a geometria ideal para a canalização de níveis elevados de energias sutis. A forma piramidal é a mais perfeita para se entrar em contato com os planos superiores. Dentro desse clima vibratório adequado, ocorreram num período de vários milênios, provavelmente 9.000 anos, a iniciação dos mistérios em milhares ou mesmo milhões de candidatos. A iniciação espiritual, como já dissemos, são ritos de morte e nascimento: a morte para o eu físico da personalidade, o velho homem, e o nascimento de um novo homem, regenerado, sutilizado e espiritualizado.

Como disse Jesus “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3). Algumas pessoas acreditam que essa passagem fala apenas da reencarnação, mas seu significado mais profundo nos remete ao segundo nascimento, o nascimento iniciático, o nascimento da vida espiritual regenerada. Essas iniciações podem ocorrer nos templos, sendo provocadas pelos mestres (mistagogos, hierofantes, etc) durante um ritual específico programado para ativar uma transformação interior, ou podem ocorrer naturalmente, quando a pessoa já se encontra preparada para um novo nascimento; quando ela está apta a “trocar de pele”, ou a romper a casca da ignorância, do materialismo ou da ilusão do ego, ou a fazer a transição de um estado a outro, como a lagarta se torna borboleta, entendendo aqui o símbolo das asas como um símbolo da ascensão ou do “vôo da consciência” às alturas espirituais.

Na mais famosa iniciação do antigo Egito, o candidato era colocado num sarcófago e, por meio da indução ao “sono dos mistérios”, que era produzido por recursos místicos especiais, e não apenas por hipnose sugestiva, ele entrava no processo iniciático. Nesse processo, o objetivo é fazer o iniciando entrar em contato consigo mesmo e experimentar, de uma vez só, uma parte do seu karma acumulado; parte essa que ainda o estaria impedindo de subir a um nível espiritual mais adiantado.

Então, o candidato era colocado diante da sua grande dificuldade: se tivesse medo de ser desprezado, logo apareciam em sua consciência as cenas em que foi objeto de desprezo; se tivesse um trauma de abuso sexual, cenas de abuso atravessavam com toda intensidade a sua consciência; se tivesse qualquer outro bloqueio, essas barreiras eram rompidas e determinadas circunstâncias lhe vinham a mente com toda a realidade. Ou seja, tudo aquilo que ele possuía dentro de si como conteúdo mental em desequilíbrio lhe era apresentado, em toda a vivacidade, por meio de cenas e experiências que ele vivia como se elas de fato estivessem ocorrendo. Se tivesse medo de enfrentar uma pessoa, essa pessoa lhe apareceria; se tivesse medo de cobras, centenas de cobras poderiam passar por ele; se tivesse ódio de uma pessoa que muito o prejudicou, essa pessoa se faria presente para “assombrá-lo” até que ele fosse capaz de perdoá-la e transcender seu ódio. O que ele detinha dentro de si, como uma impureza, imperfeição de caráter, ações negativas ou qualquer conteúdo mental sujo, pecaminoso, sórdido, limitante etc aparecia a ele dotado de intenso realismo.

O objetivo da iniciação era descobrir se o discípulo iria sucumbir às tentações de sua materialidade e de suas tendências psíquicas, ou se conseguiria colocar a vida espiritual e o plano divino como prioridade. Caso tivesse superado as provas, nada mais poderia abalá-lo dentro do nível que foi vencido, tornando-se assim um ser renascido que superou uma parte de suas imperfeições. Como existiam vários níveis de iniciação, cada um deles buscava transcender os grilhões de um degrau da grande escada da consciência, e se iniciava uma preparação para outras etapas mais elevadas. Por conta do estado de “sono” iniciático, ou estado alterado de consciência profundo, tudo que visse lhe pareceria muito real, como se estivesse de fato ocorrendo com ele.

Então, assim que essas visões assaltavam sua consciência, com um conteúdo reprimido ou inconsciente, ele deveria enfrentar as cenas e finalmente vencer esses conteúdos mentais desarmônicos. Isso não era nada fácil para o candidato, mas quanto maior a dificuldade vencida, maior o mérito atingido e também maior o benefício espiritual conquistado. As correntes mentais que fluem de forma antagônica no psiquismo começavam a fluir numa mesma direção; o discípulo conseguia vencer a natureza fragmentária de sua mente e passava a assumir o controle de sua energia e seu psiquismo. Além disso, após vencer as provas, ele conquistava poderes incomuns e recebia um influxo espiritual elevado, que o fazia renascer em vários planos, mental, emocional e até físico, com a recuperação da saúde e bem estar.

Na realidade, esse aspecto da iniciação dos mistérios mostrava o enfrentamento de uma realidade puramente psíquica do indivíduo, algo que muito se assemelha ao que hoje se faz nos consultórios de terapia de regressão a vidas passadas. Por outro lado, esse processo continha certos aspectos que obviamente transcendem o que acontece num consultório, pois existem leis mais profundas envolvidas e a presença e orientação de verdadeiros Mestres Realizados. Iniciações como essa também são comparadas com o estado do bardo, o estado descrito da vida após a morte da tradição tibetana.

A grande chave da iniciação é essa: tudo aquilo que se passa em nosso plano mental, em forma de tendências, pensamentos, sentimentos, crenças, enfim, todo nosso conteúdo psíquico, um dia se tornará manifesto na Terra; se transformará em expressão no mundo. Isso significa que, de alguma forma, esses conteúdos vão passar do plano da consciência para o plano da ação e da experiência no mundo. Do mundo subjetivo se traduz ao mundo objetivo. O mental passa para o físico, em forma de acontecimentos e experiências terrenas. Em suma, o que nos ocorre no exterior nada mais é do que uma exteriorização do que já ocorreu ou ocorre em nosso interior. Jung se referiu a esse processo quando disse “O que não enfrentamos em nós mesmos encontraremos como destino”. A grande vantagem da iniciação é antecipar a manifestação desses conteúdos, experimentá-los, desgastá-los e vencê-los no próprio mundo interior, antes que se materializem como circunstâncias da vida, formando o cenário e o contexto de nossa existência. Esse processo abrevia nossa caminhada e nos dá a oportunidade sagrada de vencer dentro da consciência aquilo que invariavelmente, de forma inequívoca, se materializará na Terra.

“Em essência, você experimentaria seu próprio karma pessoal desde o início de sua primeira encarnação. Em lugar de deixá-lo surgir em seu futuro você teria a oportunidade de experimentá-lo em sonhos que lhe pareceriam reais. Assim, a iniciação era um processo de descer as profundezas da alma para confrontar tudo o que não fosse de Deus.” (Joshua David Stone) Neste ponto começa a ficar mais clara a relação estreita entre a iniciação dos mistérios e a terapia de vidas passadas. Antes que o karma de nossas vidas passadas tome forma no mundo exterior, com o regresso de nossas ações, podemos tratá-lo durante a regressão e harmonizar nossos conteúdos mentais. Por isso dissemos que a TVP é uma terapia iniciática. Ou também pode ocorrer o contrário: após a manifestação dos conteúdos mentais criando os arredores de nossa existência, por meio de técnicas específicas, visitando nosso passado kármico, é possível transmutar o karma e anular os efeitos que ele teria sobre o rumo dos acontecimentos da vida, regendo nosso corpo, nossa mente e nosso destino.

Existem duas formas de se evoluir, desenvolver-se espiritual ou ascender. O primeiro é deixando que o karma se manifeste no mundo e que nós o enfrentemos no campo da existência material, através de provas, expiações, sofrimentos, desafios, experiências, doenças, limitações, deformidades, confusão, brigas, medo, angústia, etc. Essa é a via natural, a via da experiência no campo da existência. A segunda forma é a via iniciática, que abrange todo esse processo que nós descrevemos nas linhas precedentes; são recursos que provocam crises de despertar, provas de experiência de nossa própria realidade interior, antes mesmo que elas ocorram no mundo da materialidade, no campo de experiências da vida humana.

Infelizmente, a maioria das pessoas prefere a primeira via, o caminho natural, e espera que seu karma e seus conteúdos mentais conscientes ou inconscientes se concretizem no mundo. Como já dissemos, a terapia de vidas passadas também é uma forma de se resolver nosso karma antes que ele se manifeste ou, caso as lições ainda não tenham sido bem assimiladas, antes que ele volte a se repetir. Dizemos “repetir” porque sabemos que tudo aquilo que não for bem compreendido e assimilado tende a ser reeditado em nossa vida. O mesmo problema aparece com uma nova roupagem no futuro, caso as lições e aprendizados não tenham sido devidamente entendidos. Por outro lado, a maioria dos indivíduos do nosso tempo aguarda até que o karma aperte e cause sofrimento, para só depois procurar harmonizar seu material psíquico desarmônico e seu karma passado através da regressão. Dessa forma, compreendemos como o tratamento kármico de nossas vidas passadas estava presente, de uma forma ou de outra, nas antigas iniciações dos mistérios e se configura como uma parte importante da História dos estados não ordinários de consciência e da regressão a vidas passadas.

Autor: Hugo Lapa


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

♥♫PRIMAVERA - TIM MAIA♥♫

 
 
 
 



Primavera a estação do REFLORESCIMENTO

 
 



"Sinto-me como uma semente no meio do inverno, sabendo que a primavera se aproxima.
O broto romperá a casca e a vida que ainda dorme em mim haverá de subir para a superfície, quando for chamada.
O silêncio é doloroso, mas é no silêncio que as coisas tomam forma, e existe momentos em nossas vidas que tudo que devemos fazer é esperar Dentro de cada um, no mais profundo no ser, está uma força que vê e escuta aquilo que não podemos ainda perceber.
Tudo o que somos hoje nasceu daquele silêncio de ontem. Somos muito mais capazes do que pensamos.
Há momentos em que a única maneira de aprender é não tomar qualquer iniciativa, não fazer nada. Porque, mesmo nos momentos de total inação, esta nossa parte secreta está trabalhando e aprendendo. Quando o conhecimento oculto na alma se manifesta, ficamos surpresos conosco mesmos, e nossos pensamentos de inverno se transformam em flores, que cantam canções nunca antes sonhadas.
A vida sempre nos dará mais do que achamos que merecemos".
Kahlil Gibran



A Primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.

A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal" e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal", no Hemisfério Norte, tem início em 21 de Março e termina em 21 de Junho. A "Primavera austral", no Hemisfério Sul, tem início a 22 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.

Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.

Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.

Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser fonte de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações.

Na Primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a Primavera ter temperaturas amenas ao longo desta estação.
Mas na do hemisfério norte, por ser maior a parte continental, as temperaturas costumam aumentar mais rapidamente